Select Language

A presença de DEUS através dos louvores



“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença.” (Salmo 42:5)

O abatimento da alma é uma das estratégias do diabo para nos atacar. Ele sabe que, diretamente, não pode fazer nada conosco. Então, de forma indireta, usa certos artifícios malignos para tentar afastar-nos de DEUS. Um desses meios terríveis é a tristeza de nossa alma, que traz consigo o desinteresse pelos assuntos que diz respeito ao nosso CRIADOR. Quando, em alguns casos, a pessoa chega até culpar DEUS pelos infortúnios que lhe sobrevêm.

O abatido fica tão indiferente que não reage às tentações nem toma posse do que lhe pertence. Sua alma fica perturbada, vive chateado, culpa os outros pelos seus insucessos e torna-se mal-humorado. Isso, aliás, pode até fazer com que seu corpo desempenhe inadequadamente algumas de suas funções normais, como, por exemplo, produzir hormônios em excesso ou deixar de fornecer o que lhe é necessário.

O cristão que deixa de ter comunhão com o SENHOR DEUS está plantando uma ma semente, as quais vão prejudicá-lo muito em tudo, pois é a falta dessa intimidade com DEUS que faz a alma ficar abatida, e não o contrário. Quem vive e obedece a Palavra de DEUS, não permite que o diabo lhe toque. Mas, se acaso ele cai em transgressão, confessa e deixa o pecado, receberá de DEUS o perdão. Porém, se permitir que a carne o domine, dando atenção a maus conselhos e não se mantendo firme, em oração, a sintonia com o SENHOR DEUS será interrompida, e a alma irá abater-se. "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59:2)

Todas as vezes que você se sentir sem inspiração para orar, ler a Bíblia ou ir à igreja, experimente louvar ao SENHOR. Logo uma alegria surgirá em seu espírito, e sua alma começará a se alegrar. Trata-se de uma felicidade santa e contagiante, pois, com ela, você se levanta, e a sua alma se alegra.

É importante ressaltar que o louvor deve ser feito na salvação da presença do SENHOR. Precisamos buscar Sua presença, pois ela nos dá o livramento das armadilhas que o adversário armou para nós. Então, na salvação da presença de DEUS, nós nos robustecemos e conseguimos coragem suficiente para enfrentar os desafios da vida e vencê-los. Ora, sem ela, fica difícil manter comunhão com DEUS. Porém, quando Ele vem, sentimos algo como uma força a nos levantar, tornamo-nos corajosos, e aquilo que nos ameaçava e parecia um monte intransponível torna-se um grão de areia.

Meu amado irmão, quem vive em comunhão com DEUS não conhece o abatimento, mas é fortificado a cada momento que abre o seu coração para o SENHOR. A simples leitura da Bíblia Sagrada já faz a pessoa se animar, uma visitação de DEUS através do entendimento da Sua Palavra, traz lágrimas aos seus olhos, e palavras ditas em línguas estranhas (língua dos anjos) trazem uma sensação de paz e certeza da vitória.

Portanto, se você quer ter essas bênçãos de DEUS em sua vida, busque intimidade com o Pai agora mesmo! Amem. 


Obedeça os mandamentos de DEUS



“A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.” (1 Coríntios 7:19)

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é guardar os mandamentos de DEUS. Quem o faz agrada ao SENHOR, prova que O ama e é amado tanto pelo SENHOR JESUS quanto pelo próprio DEUS. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)
                                                                                                      
Deixar de observar e obedecer às ordenanças divinas é desprezar o SENHOR DEUS e comprometer-se com o próprio diabo, querendo ou não. As ordenanças de DEUS nos são dadas como parte do Seu plano para nossa vida e a do próximo, por isso, não existe nada mais correto a se fazer do que ser um fiel cumpridor da Palavra de DEUS.

A circuncisão foi estabelecida pelo SENHOR DEUS como prova do pacto do homem com Ele. Era tão importante que Abraão circuncidou Ismael, seu filho com Agar, bem como os servos que tinham nascido em sua casa e os que ele havia comprado a dinheiro. Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele.” (Gênesis 17:23) Para Abraão, em sua casa, não podia haver ninguém que não estivesse em aliança com DEUS.

Houve um incidente na vida de Moisés em que o SENHOR DEUS quase o matou. Zípora, sua esposa, ao ver a situação aflitiva do marido, correu e cortou a carne do prepúcio do seu filho e lançou-a aos pés dele, e, então, o SENHOR permitiu que Moisés vivesse. E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.” (Êxodo 4:24-26)

No Antigo Testamento, essa circuncisão (tradição que consiste em cortar o prepúcio do membro masculino), servia como símbolo da verdadeira aliança que hoje é feito em nosso coração, pelo próprio DEUS, na ocasião de nosso batismo nas águas, tanto nos homens quanto nas mulheres. Ela é a marca de que somos propriedade de DEUS. Assim como essa intervenção cirúrgica era sinal de que alguém era hebreu, a que hoje é realizada em nosso coração, pelo próprio DEUS, também nos identifica perante o mundo espiritual como propriedade de DEUS.

No entanto, apesar de sua grande importância, Paulo diz que tanto a circuncisão quanto a incircuncisão nada são diante da obrigação de guardarmos os mandamentos do SENHOR. “A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.” (1 Coríntios 7:19) Os mandamentos comuns, registrados na Bíblia Sagrada, e os pessoais, aqueles que DEUS revela ao nosso coração, também através da Sua Palavra e o seu cumprimento por nos, sem dúvida, é o que mais agrada a DEUS.

Não observar as ordenanças de DEUS é como uma declaração de que DEUS não é tão importante para nós quando afirmamos. Honrar a DEUS somente de boca é fácil, mas, não se engane amado, essa honraria o SENHOR não recebe. O SENHOR disse por intermédio do profeta Malaquias, que o filho honra o pai, e o servo, ao SENHOR. Se DEUS é o Pai, onde está a honra Dele se Ele é o SENHOR, onde está o respeito que Lhe é devido? O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?” (Malaquias 1:6)

Da próxima vez quando alguma tentação bater a sua porta, pergunte a si mesmo: É certo ou não fazer o que Deus proíbe?  Pense nisso, meu amado irmão! Amem. 


A proteção de DEUS



“Não detenhas para comigo, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.” (Salmo 40:11)

O pedido do salmista era triplo, ele precisava das misericórdias do SENHOR, bem como de Sua benignidade e Sua verdade. Então, orou para que elas não fossem detidas. É bom orarmos pelo mesmo motivo, porque, se as misericórdias de DEUS não nos alcançarem, estaremos perdidos, afinal, somente elas são a causa de não sermos consumidos. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.” (Lamentações 3:22)                                              

De fato, elas fazem com que o nosso DEUS olhe para nós com amor, e não como merecemos, porque, às vezes, somos levados a pensar, fazer ou desejar coisas que, se não fosse essa misericórdia, estaríamos perdidos.

Quem tem juízo busca as misericórdias de DEUS, bem como todas as bênçãos de que necessitamos. Aliás, lutar com DEUS é uma virtude que chega a ser elogiada pelo próprio SENHOR. Exemplo disso é que DEUS não se entristeceu com a atitude de Jacó. E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido.” (Gênesis 32:22-32) 

Amado, não podemos deixar de pleitear os nossos direitos em CRISTO JESUS e invocar ao SENHOR. O importante é não ficarmos fora da área de ação do nosso DEUS! Devemos esforçar-nos para conseguir tudo o que o SENHOR tem para nos dar. Isso não quer dizer que Ele deixará de nos dar atenção se não nos desesperarmos em pedir, mas, por sermos humanos e, muitas vezes, não estarmos sintonia com a Sua Palavra, lutamos. A verdade é que, quando estamos em comunhão com o SENHOR DEUS, nossos desejos são atendidos. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmo 37:4)

“Guardem-me continuamente a tua benignidade.” (Salmo 40:11) O salmista pediu que a benignidade do SENHOR o guardasse continuamente, não de vez em quando, mas a todo o instante. Ele sabia que facilmente poderia ser preso pelas garras sujas da tentação, e, assim, o inimigo obteria legalidade de afastá-lo da proteção de DEUS.                                                                               

“Guardem-me continuamente a tua verdade.” (Salmo 40:11) O salmista também acrescentou aos seus dois pedidos um terceiro, que a verdade do SENHOR o guardasse. Todos têm as suas verdades, mas a de DEUS é a única que prevalece, pois ela não tem nenhuma contaminação. O SENHOR é puro e, quando decide algo, Ele o faz de modo imparcial. Sua decisão foi amar-nos, mesmo sabendo das nossas fraquezas e nossos defeitos. O SENHOR empenhou em enviar Seu Filho JESUS para morrer a fim de que o sangue puro do Seu Unigênito nos comprasse para Ele. Agora, não é a nossa justiça que nos dá méritos diante do DEUS Altíssimo, mas a Verdade real e única que nos elegeu em CRISTO JESUS.

Meu amado irmão, faça isso você também, a menos que não se importe em não ter a mão de DEUS operando em seu favor nem com o que lhe pode acontecer de ruim. Não somos aceitos e guardados pelo SENHOR por nossas ações ou de acordo com o nosso mérito, mas, sim, pelo o grande amor de DEUS por nos, que nos comprou, e por Sua inquestionável Verdade. Graças a Deus por essa bênção! Amem. 


SENHOR DEUS, seu íntimo amigo



“Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.” (Salmo 38:9)

Muitas pessoas, por não conhecerem quem é o SENHOR DEUS, ocultam do SENHOR seus desejos, bem como suas transgressões. Isso é um erro, pois DEUS é onisciente, o que significa que não há absolutamente nada que Lhe seja oculto. Por exemplo, DEUS enxerga até uma folhinha, por menor que seja, da árvore mais escondida na Floresta Amazônica. Ele registra todas as coisas, desde seu início até o fim. E não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hebreus 4:13) Isso porque não há nada encoberto diante do nosso DEUS.

Amado, seu pensamento ainda nem subiu à sua mente, nem foi formado, e o SENHOR já o conhece. SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.” (Salmo 139:1-4) Portanto, se você tem desejos errados, proibidos, o SENHOR DEUS também conhece seus pensamentos e desejos. O melhor, então, é entrar em oração e confessar tudo diante de DEUS.                                                                                                       

Nada de errado deve ser admitido em sua mente e em seu coração, pois isso poderá impedir que suas orações sejam recebidas. Então, se estiver debaixo de tentação, não esconda, ore e confesse a DEUS. Diga a DEUS acerca do prazer que sente, mas, por saber que aquilo é errado, você quer o perdão e a libertação desse mal.

Quando somos sinceros com o SENHOR, alcançamos misericórdia, mas, quando não falamos a verdade, perdemos muito. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13) Afinal, o SENHOR DEUS não admite que Seus filhos sejam hipócritas com quem quer que seja, principalmente com Ele. Sabendo disso, o  diabo fará tudo para minimizar o seu erro, dizendo que todos agem dessa forma, que, hoje em dia isso é normal, que isso é permitido e quem condena tal prática é um reacionário e ultrapassado, não caia nessa conversa das trevas. 

Ninguém deve deixar-se levar pelas mentiras do inimigo. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6:9-11) Verifique se você, na primeira vez em que cometeu algum pecado condenado pelas Escrituras Sagradas, sentiu-se bem. Tente lembrar se a comunhão com o SENHOR DEUS foi ou não rompida. Ora, quando o Espírito Santo nos alerta que tal prática é pecaminosa e ha ausência de paz em nosso coração é uma advertência de que estamos saindo do caminho do SENHOR. Então, o melhor a fazer é voltar e acertar-se com DEUS, pois, do contrario estaremos separados do SENHOR. "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59:2)

Coloque seus anseios diante de DEUS. Isso você faz por meio da oração, mas, principalmente, comparando suas atitudes com o que a Palavra de DEUS ensina. Se Ela o aprova, então, aquele desejo é lícito, e você poderá colocá-lo perante o SENHOR. Porém, do contrário, nem tente orar sobre tal assunto, a não ser para pedir perdão por ter permitido que tal vontade entrasse em seu coração. Não há nada lícito que a Bíblia Sagrada condene nem nada condenado que a Escritura aprove.

A Palavra do Senhor é a nossa Regra de fé e conduta. Ao obedecer a Palavra de DEUS, agradamos a Deus. Desobedecendo-Lhe, colocamo-nos fora da Sua presença. Até os seus gemidos devem ser revelados a DEUS, porque, apesar de saber o que se passa dentro de seu ser, DEUS quer que você o externe para Ele.

Agindo conforme a palavra de DEUS orienta, é impossível alguém não ser vitorioso em tudo na vida. "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37) Amem.