Select Language

Ana Paula Valadão - Batismo do ESPIRITO SANTO.


“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lucas 24:49)









Sem fé é impossível agradar a DEUS



“Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1 Samuel 1:8) 


Nessa passagem, lemos que Elcana (esposo de Ana) declara ser melhor que dez filhos e que não entendia o motivo de Ana, chorar, não comer e de estar com o coração entristecido. 


O SENHOR DEUS tem um propósito nos dons que deu para cada um. Ana sabia que, por ser mulher, tinha nascido para gerar filhos, porém, era estéril. Naquela época, era permitido ao homem ter mais de uma esposa. Com sua outra mulher, chamada Penina, Elcana teve vários filhos, mas, com Ana, não teve nenhum. Por isso, Ana era constantemente humilhada por Penina. Então, Ana entristecia e chorava diariamente pela atitude da outra. 


O choro pode ajuda a aliviar a alma, mas não traz a resposta que tanto almeja. Elcana, incomodado com as lágrimas de sua esposa, tentava tirá-la daquele estado, mas tal atitude não levava a lugar algum, pois quem sofre quer solução. 


A falta de realização em qualquer setor da vida afeta todo o ser. O marido perguntou a Ana por que ela não comia, mas ela precisava mesmo era do alimento que produz a fé. Esse, sim, tira qualquer um de uma situação embaraçosa. 


Ajudamos muito quando transmitimos o recado de DEUS, através da SUA Palavra, para uma pessoa, pois o consolo humano é fraco e não tem o poder de resolver a crise em que alguém se encontra. Solução mesmo só conseguimos quando temos uma “reunião executiva” com o SENHOR DEUS e, nela, abrimos o nosso coração e falamos tudo o que nos incomoda. Ao agirmos assim, DEUS nos responde, confirmando que o pedido foi aceito. 


Elcana ainda queria que Ana explicasse o motivo do coração dela estar mal. Ora, ele, como sacerdote do lar, deveria ter buscado a ajuda ao SENHOR, como fez Abraão, e resolvido à situação. O chefe de família tem acesso direto a DEUS em relação à àquilo que oprime os seus. Como o cabeça do lar, cabe ao marido pleitear a causa em favor de quem está sob a sua cobertura. 


Nada adiantava ele ser carinhoso com Ana e achar que era melhor do que dez filhos. Ana queria sentir-se realizada. A mulher nasce para ser mãe, faz parte de sua natureza, e o amor dos seus não supera essa sua missão. Ana fez o que era correto, entrou na presença do SENHOR e derramou sua alma. “E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” (1 Samuel 1:11)                                                                                               

Ao ver aquela mulher de fé diante de tamanha luta, Eli, o sacerdote, pensou que Ana estivesse embriagada. “E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz, pelo que Eli a teve por embriagada.” (1 Samuel 1:11)                                                                                               


No entanto, Ana ela estava buscando a bênção de DEUS, e, por fim, conseguiu sua vitória. “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.” (1 Samuel 1:11)    


Foi assim que um grande homem de Deus veio a existir, pois esse primeiro filho que Ana e Elcana tiveram tornou-se, mais tarde, o conhecido profeta Samuel. 


Quem entrar em oração decidido e com fé nas promessas de DEUS, certamente obterá a vitória que tanto sonha. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6) Amem. 


Em CRISTO, com amor.

Não permita que prevaleça o pecado em sua vida



“E se estão presos em grilhões, amarrados com cordas de aflição. Então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto prevaleceram nelas.” (Jó 36:8,9)

Qual é o momento certo de pedir perdão a DEUS do pecado praticado? É o segundo seguinte após ter caído. A pessoa não deve prorrogar muito esse acerto de contas com o SENHOR DEUS, pois, se nesse tempo vier a falecer, morrera com seu pecado, e para sempre estará separado de DEUS. 

Quando uma pessoa peca, ela senti uma tristeza profunda, ela praticamente entra em depressão, por que isso acontece? Por que o ESPIRITO SANTO convence a pessoa do pecado, da justiça e do juízo. Essa depressão e essa tristeza profunda, que vem após o pecado, é o ESPIRITO SANTO mostrando que esse ato é errado e que não deve ser mais praticado.

Mas, a pessoa se arrepende, vem à tentação e ela erra de novo, erra de novo, erra de novo. O que acontece com essa pessoa? O SENHOR DEUS não vai ficar o tempo todo perdoando essa pessoa, principalmente quando o ato é intencional, nesse caso, a coisa fica mais séria. “E se estão presos em grilhões, amarrados com cordas de aflição. Então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto prevaleceram nelas.” (Jó 36:8,9) Prestou atenção na segunda parte desse versículo, a pessoa que prevalece no pecado, ela continua no erro e não se importa com isso, não da a devida atenção ao que o ESPIRITO SANTO lhe fala. 

O que vai acontecer com essa pessoa? Ela será presa em grilhões e cordas de aflição. A Bíblia Sagrada diz, que aquele a quem obedecemos e servimos, dele nos tornamos servos. "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" (Romanos 6:16)

Quando ocorre uma tentação para que a pessoa cometa um ato ilícito, por exemplo, será que é pela a fraqueza dessa pessoa? É muito mais que isso, é o demônio que prende os desonestos em suas garras e trabalha para arrebanha-la para o seu grupo, ela, então, comete o pecado da desonestidade, ela passa a ser servo desse demônio.                                                                               

Quando ocorre a tentação, a pessoa chega a tremer, ela afirma que nunca faria isso, mas, o desejo de cometer o pecado, começa a nascer dentro da pessoa. Novamente volta a mesma tentação, a pessoa ao invés de se acertar com o SENHOR DEUS, de ser sincero com ELE, entrar na presença de DEUS e falar para ELE: “SENHOR DEUS, estou quase cedendo ao pecado, no inicio tinha horror dele, mas, hoje estou pensando nele, já estou gostando.” Mesmo ela estando a um passo de consumar o pecado fisicamente, ela não clama ajuda a DEUS. JESUS disse: "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."  (Mateus 5:28)                                                                                         

Muitas pessoas estão no pecado da fase inicial, ainda não aconteceu fisicamente, mas, estão namorando com o pecado na sua mente, estão desejando. Quando estão sozinhas ou até mesmo, quando estão na intimidade com seu cônjuge, ele ou ela é apenas um corpo, mas, a pessoa que vem ao pensamento é outra ou outro, isso já é o adultério espiritual, segundo a Palavra de DEUS, para ser consumado falta muito pouco. Mas, mesmo nesse momento, o SENHOR DEUS convence a pessoa, ela sente logo uma tristeza, pede perdão a DEUS e promete que nunca mais fará novamente, mas, na próxima tentação avança mais um pouco, novamente pede perdão a DEUS, vem outra tentação avança mais um pouco, pede perdão, depois avança mais um pouco até que não resiste e vai até as vias de fato.

“E se estão presos em grilhões, amarrados com cordas de aflição. Então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto prevaleceram nelas.” (Jó 36:8,9) Mesmo você sendo um justo, um praticante da palavra, mas, que aos poucos esta cedendo ao pecado, o ESPIRITO SANTO esta alertando que se não recuar vai ficar preso, daqui um pouco, nada mais dará certo na sua vida, as coisas ruins começarão a acontecer, estará preso em grilhões e amarrado com cordas de aflição, a vida daqui um pouco não terá mais sentido para você.

Existem pessoas que aventuram a viver uma paixão ilícita (fora do casamento ou com alguém comprometido). Mas, o que é a paixão? A paixão é um sentimento faccioso, que sobrepõe à razão e o bom senso, a paixão cega, domina e escraviza uma pessoa. Existem pessoas que perderam tudo na vida, por conta de uma paixão. Essa pessoa, malignamente falando, ganhou o coração e a mente do apaixonado, a ponto de confundir e brincar com seu coração e depois que alcançou seu objetivo, faz igual como se faz com uma laranja, chupa e depois joga o bagaço fora, alguns até faz umas embaixadinhas , ou seja, brinca com o sentimento da pessoa. 

Amado, você esta nessa fase? Pula fora, por que é demônio, é o diabo tentando levar você para o inferno. “E se estão presos em grilhões, amarrados com cordas de aflição. Então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto prevaleceram nelas.” (Jó 36:8,9) Se você prevalecer nas suas transgressões será preso em grilhões.                                     

Mas o que são grilhões? Naquela época, existiam umas correntes que colocam nas pessoas para serem presas ao tronco, é exatamente isso que vai acontecer com você, espiritualmente falando. O diabo vai lhe prender com grilhões e cordas de aflição. Querido, abra os seus olhos.

“Então lhes faz saber a obra deles.” (Jó 36:8,9) DEUS hoje lhe fez saber dessa obra demoníaca, ELE esta abrindo seus olhos espirituais, pare, não prossiga, não continue a errar mais.                                                                      

Você que é solteiro ou solteira, procure alguém igualmente solteiro e desimpedidos, não fique tentando fazer oferta para roubar de outro, o que talvez seja a promessa de DEUS para aquela pessoa. E estando com uma pretendente, não envolva intimidades mais profundas, a não ser aquelas conversas que busca conhecer se ela ou ele é de boa índole. Nada se entrar em intimidade sensual, deixa a intimidade após o casamento, não se envolva sexualmente, pois isso faz cegar os olhos espirituais, impedindo observar o caráter de uma pessoa. Você precisa ter a certeza de que os planos de sua pretendente são iguais aos seus, se ambos temem a DEUS realmente ou é um interesse mesquinho e maligno envolvido. Avistou uma pessoa com uma aliança na mão esquerda, esqueça, você chegou atrasado, essa pessoa tem dona ou dono, muda a direção da conversa.

Mas, se você não muda, o que vai acontecer com você? “Presos em grilhões, amarrados com cordas de aflição.” (Jó 36:8) A não ser que você prefira ser escravo do diabo a vida toda, misericórdia. 

“Então lhes faz saber a obra deles” (Jó 36:9) O SENHOR DEUS faz saber onde esta o erro para que haja o arrependimento.  

Mas, porque o SENHOR DEUS nos faz saber dessas coisas na SUA palavra? Por que DEUS nos ama, ELE quer ver pessoas libertas, DEUS não quer ver pessoas chorando de remorso pelos cantos, pagando um preço caro, sendo vergonha na família e na sociedade, DEUS não quer ver você arruinando sua própria vida, aqui na terra e por toda a eternidade.

Essas coisas são praticadas por pessoas fracas que cederam aos anseios da carne e na historia da vida existem vários casos semelhantes. Em todas as gerações, existiram pessoas que estiveram na mesma situação que alguns se encontram atualmente, e, que, se pudessem voltar, não faria nada do que fez, mas não podem mais, prevaleceram e ficaram presos em grilhões e cordas de aflição por toda a eternidade. 

Acorda amado, DEUS esta ti dando um aviso, para que não seje membro do grupo dos derrotados, do grupo dos fracassados, mas sim, do grupo dos vitoriosos. Pois em toda as gerações também existiram pessoas que andaram com a cabeça erguida, que não deveram nada ao diabo, e que estão nos braços de JESUS e com ELE estarão por toda a eternidade, amem. 

Em CRISTO, com amor.