Select Language

A vitória esta na obediência ao SENHOR DEUS



“Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.” (2 Crônicas 18:1) 

O povo de Israel foi dividido em dois reinos, o reino de Roboão filho de Salomão (que formavam dez tribos do reino do norte chamado Israel, que permaneceram com o mesmo nome) e Judá e Bejamim que ficaram com o nome de Judá. Os reis de Judá, que foram vinte ao todo, foram muito usados por DEUS, alguns caíram, outros somente tropeçaram.

O rei Jeosafá tropeçou no seu reinado, fez o que não deveria fazer. Sempre que fazemos o que não deve, sofremos. “Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.” (2 Crônicas 18:1) Foi o erro de Jeosafá, aparentar-se com um estranho. A Bíblia Sagrada nos alerta que não devemos fazer jugo desigual. Os solteiros não devem, por exemplo, casar com quem não tem a mesma fé, isso é proibido pela Bíblia Sagrada desde o Velho Testamento. “Da mesma fé” não significa que sejam da mesma igreja que congregam, tem que ser da mesma fé, ou seja, crêr e praticar a mesma fé em CRISTO. Quem já esta casado nessa condição, a Bíblia Sagrada diz que deve permanecer casado, mas, quem esta buscando constituir uma família, presta bastante atenção nessa mensagem. 

“E depois de alguns anos desceu ele para Acabe em Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele; e o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade.” (2 Crônicas 18:2) Existem pessoas que tem essa estratégia, quando querem conquistar algo ou alguém, realizam uma festa para seduzi-la, é uma maneira suja que eles fazem.

O rei Acabe mandou matar boi e ovelhas em abundância, mas atrás desse banquete, vinha uma cantada. Acabe queria que Jeosafá fosse a guerra com ele. “Porque Acabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote de Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra.” (2 Crônicas 18:3)

Mas qual foi o erro de Jeosafá, ambos não eram povo de DEUS? O povo do norte, a qual pertencia ao rei Acabe, estava debaixo de uma maldição, o rei era perverso, ele havia mandado matar muito homens de DEUS, também instituiu o culto a baal promovendo a feitiçaria na terra.

Não foi somente esse, o erro de Josafá, ele também não orou a DEUS. Surge uma proposta de casamento, ou de abertura de uma empresa, empenhamos a nossa palavra. A Bíblia Sagrada diz: "Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés." (Provérbios 19:2) É primordial, em qualquer situação, consultarmos a DEUS antes de tomarmos uma decisão.

“Mas, ele é meu príncipe encantado, o amor da minha vida” ou princesa, no caso se você for homem. Calma, amada ou amado, fale primeiro com o SENHOR DEUS, a proposta pode ser tentadora, mas, se o SENHOR DEUS não confirmar pela Escritura Sagrada, não empenha sua palavra no altar.

O rei Jeosafá empenhou sua palavra, mesmo sabendo que o rei Acabe era idólatra e que também não respeitava as leis de DEUS, ainda participou do banquete oferecido por ele. Posteriormente aparentou-se também com a Jesabeu, mulher perversa, que a Bíblia Sagrada chama de prostituta, ficou essa mancha no reinado de Jeosafá.  

“Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei.” (2 Crônicas 18:3) Jeosafá não gostou nada do que ouvi e disse: “Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do SENHOR, para que o consultemos?” (2 Crônicas 18:4) Mesmo sendo homens de DEUS, Jeosafá sabia que Acabe havia mandado matar os profetas de DEUS.

Jeosafá agiu certo em fazer acordo com esse rei? Claro que não. Mas, quem sabe, no seu coração havia algum interesse próprio, talvez, por que a filha do rei Acabe era muito bonita. Sempre, onde há interesse fora dos propósitos de DEUS, nos direcionamos para caminhos errados. Amado, não queira nada do diabo, o pagamento um dia virá com juros, correção monetária, mais os impostos e etc. Certamente, pagara um preço muito alto. 

O rei Acabe disse: “Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.” (2 Crônicas 18:4) Buscaram o profeta Micaías, combinaram com ele, para que não falasse nada de ruim para o rei Acabe, intentaram enganar o rei.

O verdadeiro homem de DEUS não engana a ninguém. Não podemos, por interesse próprio ou por outros interesses, amenizar uma palavra vinda de DEUS para alguém, devemos falar exatamente o que esta na Sua palavra. Do contrário, se não falarmos, a pessoa julgará não ser importante, não tomará as devidas providências, ocorrerá o pior e um dia prestaremos contas ao SENHOR DEUS. A palavra de DEUS diz: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17)

O profeta Micaias disse ao rei Acabe que DEUS daria vitória a ele, desconfiado, o rei diz: “E o rei lhe disse: Até quantas vezes, te conjurarei, para que não me fales senão a verdade em nome do SENHOR?” (2 Crônicas 18:15) Acuado, o profeta acaba revelando a verdade: “Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.” (2 Crônicas 18:16) Confirmado o que suspeitava, diz o rei Acabe: “Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal?” (2 Crônicas 18:17)

Acabando de ouvir o profeta, o rei Acabe manda coloca-lo na cadeia. “Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei. E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere; e sustentai-o com pão de angústia, e com água de angústia, até que eu volte em paz. E disse Micaías: Se voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!” (2 Crônicas 18:25-27)

Está ai, umas das consequências, da decisão errada do rei Jeosafá. Mas, qual deveria ter sido a atitude do rei logo no início? Não aceitar o acordo com o rei Acabe e retornar para sua terra. Mas, deu ouvidos ao rei, foi para a guerra com ele e só não morreu por que clamou a DEUS e o SENHOR teve misericórdia de sua vida. 

“Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejar; porém Jeosafá clamou, e o SENHOR o ajudou. E Deus os desviou dele.” (2 Crônicas 18:31) O rei Acabe havia se disfarçado em um homem comum, mas o reconheceram e mataram com uma flechada. Quanto ao rei Jeosafá, ele clamou a DEUS e DEUS teve misericórdia. “Então um homem armou o arco e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça; então disse ao carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.” (2 Crônicas 18:33)

Que lição tiramos dessa mensagem? Temor ao SENHOR DEUS. Sempre que houver uma decisão a ser tomada, consulte primeiro a DEUS. Observou que o ambiente não é bom, peça licença e se retire, não se envolva, não se contamine. Se o rei Jeosafá não clamasse a DEUS e se DEUS tivesse um plano na vida dele, ele teria morrido no campo de batalha. Obedecer a DEUS é sempre melhor que sacrificar, afirma a Bíblia Sagrada. "Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." (1 Samuel 15:22) Busque sempre obedecer ao SENHOR DEUS, agindo assim, certamente você alcançara a vitória. Amem.

Em CRISTO, com amor.

A origem da maldade.

                                                                                           
Documentário sobre a origem da maldade existente nos dias atuais.






Devemos amar ao próximo




“Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.” (Romanos 15:2)

Nessa passagem, o apóstolo Paulo estava afirmando que eles deveriam ajudar ao próximo no que fosse bom para a edificação, como fez o próprio SENHOR JESUS, citado pelo apóstolo, que não agradou a Si mesmo, mas deixou que as injúrias dos que ultrajavam a DEUS caíssem sobre ELE. Nosso viver deve ser um sacrifício vivo ao SENHOR DEUS em todos os sentidos, não importando o preço a ser pago.

Quem é sábio devem ensinar aos que não são. Da mesma forma, os fortes devem suportar as debilidades dos fracos. A palavra de DEUS nos orienta a agir dessa maneira: E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.” (Lucas 12:48)

Existe muita gente perguntando ao SENHOR DEUS o que fazer para servir a ELE com sucesso. A SUA palavra afirma: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30,31) Sem dúvida, o segundo passo é ajudar a seu próximo, o que, na verdade, vai muito além de cumprimentá-lo ou abraçá-lo. É preciso olhar para as direções bíblicas e praticá-las.

Estamos vivendo em um tempo em que as pessoas só pensam no que é melhor para si próprio. Cada vez é mais difícil achar alguém que esteja consagrando-se ao SENHOR para que ELE o use para a edificação de outras pessoas. Os dias em que vivemos até parecem aqueles que o apostolo Paulo disse que seriam trabalhosos Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (2 Timóteo 3:1) Pois, além de outros infortúnios, os homens seriam amantes de si mesmos. Para muitos, ficou fora de moda pensar em ajudar o crescimento de outras pessoas.

JESUS CRISTO disse que os que NELE cressem, fariam as mesmas obras que ELE. “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14:12) Normalmente, pensamos somente nos grandes milagres de cura, ressurreição e libertação. Mas, imitar o SENHOR JESUS consagrando para que o SENHOR faça de nós “alavancas humanas” para levantar os caídos, também é amar o nosso semelhante. 

O SENHOR DEUS, certamente, vai alegrar com aqueles que fazem de seu viver um sacrifício vivo a ELE. Em vez de priorizarmos nosso bem-estar, que tal pensarmos no quanto a obra de DEUS crescerá se SEUS filhos forem edificados na verdadeira fé? 

JESUS CRISTO disse que quem desse de beber, ainda que fosse um copo de água fria, a um dos pequeninos discípulos, não perderia seu galardão. “E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.” (Mateus 10:42) Em SUA segunda vinda, JESUS CRISTO trará consigo uma recompensa para todos aqueles que fizerem algo em favor dos SEUS. Portando amado, ame ao seu próximo, divida o maná com ele, compartilhe as mensagens que tens recebido, vidas certamente serão edificadas e o SENHOR DEUS será exaltado. Amem. 

Em Cristo, com amor.

O SENHOR JESUS sempre opera em nosso favor




“Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e de Belém, da aldeia de onde era Davi?” (João 7:42) 

Os judeus tinham bastante informação sobre a vontade de DEUS, mas, para eles, não era suficiente. Após JESUS ter falado a respeito do Espírito Santo, muitos creram que JESUS era o Profeta, outros, que era o CRISTO, alguns ficaram em dúvida, pois obtiveram a informação de que JESUS viria da cidade de Belém de Judá, da descendência de Davi, e não da Galiléia. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta. Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia? Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?” (João 7:39-42) Hoje, existem pessoas que conhecem parte da Escritura Sagrada, apegam-se ao que aprenderam, mas não abrem o coração para que o Espírito de DEUS lhes revele tudo o que nela está escrito. Elas perdem e muito as operações de DEUS em suas vidas. 

É triste ver pessoas que fazem de tudo para seguir o SENHOR DEUS, até mesmo grandes sacrifícios, mas, ficam perdidas em pontos teológicos insignificantes, os quais nem sabem quem as criou. Por conta disso, muitos evitam determinados alimentos, prazeres permitidos pela Bíblia Sagrada, sacrificam-se em troca de nada, guardam dias como especiais ou santos, fazem longas orações e cumprem rituais, quando, para agradar a DEUS, basta somente crer em DEUS e nas suas promessas. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)

Ninguém precisa dispor de bens para que o SENHOR DEUS venha operar em seu favor, nem tão pouco abster-se de alimentos, por achar que alguns são proibidos. Basta ler, no livro de Atos, os capítulos 10 e 15, e constatar o que do Antigo Testamento nos foi deixado para praticar. Os médicos, sim, podem prescrever abstinências de alguma alimentação, se o paciente estiver com alguma sensibilidade ou alergia a certos alimentos. Mas, por motivos de fé, a Palavra de DEUS já mostrou, na decisão dos apóstolos, que tudo é puro.

As Escrituras Sagradas não erra, e nisto os judeus, dos dias de JESUS, estavam certos. Cristo haveria de vir de Belém, cidade de Davi, da sua descendência, e não da Galiléia. No entanto, JESUS CRISTO era chamado de galileu por ter sido criado na Galiléia. Se eles tivessem investigado um pouco mais, teriam recebido a bênção de ter crido que JESUS era o CRISTO.

A Palavra de DEUS só faz bem, quanto mais você aprende, mais vida plena você tem. Uma vez que, pois Ela se discerne espiritualmente, é necessário medita-la diariamente e estar sempre presente na igreja para ouvir a pregação bíblica. É nesses momentos que o SENHOR DEUS fala e opera em nosso favor.

Todas as vezes que participamos do culto, ou lemos a Bíblia Sagrada, estamos tendo uma reunião executiva com o SENHOR DEUS. Ao aproximarmos diante de DEUS, não devemos ter reservas, devemos abrir o nosso coração, pois, assim, DEUS pode revelar Sua vontade.

Em Cristo, com amor.