Select Language

Conserve a fé e a boa consciência



"Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé." (1 Timóteo 1:19)

O apostolo Paulo disse que a pessoa deve conservar a fé e a boa consciência.

Mas o que é fé? "Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1) Ela é a certeza quando vem ao nosso coração, quando ouvimos ou lemos a palavra de DEUS. "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17)

Existe gente de DEUS que não vigia, o diabo tenta, coloca uma armadilha aqui, uma piscadinha, uma encostada ali, um pensamento pecaminoso, até que o pior acontece, o que acontecerá com essa pessoa? Vai achar vergonha pelo resto da vida. Devemos conservar a fé. Assim, o que adultera com uma mulher é falta de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança.” (Provérbios 6:32-34)

E se DEUS lhe der a fé que você deve prosperar, o mundo necessita de pessoas prosperas, que vão gerar empregos, que vão dar bons dízimos e boas ofertas para a obra de DEUS, vão ajudar no social e vão viver bem, pois DEUS não quer que abençoemos pessoas e que não sejamos abençoados. "Não atarás a boca ao boi, quando trilhar." (Deuteronômio 25:4) Amado, se DEUS lhe der essa fé não a rejeite.

E se DEUS lhe der o ministério de ser um pregador da palavra, por exemplo, você não poderá exercê-la de qualquer maneira, devera estar sempre buscando na Bíblia Sagrada o entendimento, e quando não a tiver, buscara em DEUS, devera fazer tudo com muito carinho, pois se DEUS lhe der esse ministério, DEUS cobrara o resultado. “E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." (Lucas 12:48) DEUS não tomara por inocente aquele que fizer sua obra relachadamente. "Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue." (Jeremias 48:10)   

Devemos abrir nossos olhos espirituais, o apostolo Paulo disse: "Conservando a fé.” (1 Timóteo 1:19) Coloque esse entendimento no seu coração, não importa a fé que DEUS lhe deu, DEUS da à fé para todos, para parte moral, financeira, para saúde do corpo, ensina como deve ser curado de uma enfermidade, ensina a ser um servo fiel a ELE, sempre servo nunca o mestre, pois do contrario toda iniciativa será sempre do seu interesse, a pessoa que busca seu próprio interesse levanta uma muralha entre ela e DEUS, saindo fora da sua proteção. "Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria." (Provérbios 18:1) “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Provérbios 3:5)

DEUS lhe deu a fé? Conserve-a, mantendo-se firme naquele entendimento que DEUS lhe deu, pois senão a mantiver, o SENHOR DEUS cobrara pesadamente. Você não pode permitir que ninguém ou tentação alguma lhe tire essa alegria, esse amor, esse prazer de fazer a obra de DEUS em qualquer lugar ou situação que ELE ti colocou.

Paulo disse mais: “E a boa consciência.” (1 Timóteo 1:19) Mas o que é consciência? Consciência é a voz da alma, é o grito da alma que reprova quando estamos agindo errado ou aprova quando acertamos. Quando fazemos o bem à alma fica leve, sentimos paz, quando agimos errado sentimos a pior das pessoas, vem logo uma tristeza, é a consciência nos alertando. A pessoa se arrepende, pedi perdão a DEUS, mas volta a errar de novo, se arrepende e erra de novo e erra de novo, até que não encontra mais arrependimento do ato, gerando a morte espiritual. "Um abismo chama outro abismo.” (Salmos 42:7)

Procure fazer a obra de DEUS sem aquela luzinha vermelha da consciência piscando, pois do contrario. “A qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé." (1 Timóteo 1:19) Naufragando na fé, não poderá falar como o apostolo Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7) Naufragando na fé, você será mais cobrado de DEUS do que aquele que nunca O conheceu.

Sabemos que JESUS é a verdade, que o evangelho é pureza, é honestidade, é sinceridade no agir, mas existem pessoas que enganam mesmo fazendo obra para DEUS. Amado conserve a fé, conserve a boa consciência e a não rejeite, por que muitos já naufragaram na fé. Judas Escariote, por exemplo, Judas Escariote era ladrão, já imaginou alguém ter o privilegio de ser o tesoureiro de JESUS, Judas teve esse privilegio, mas naufragou na fé, chegando ao ponto de negar o FILHO de DEUS, depois se suicidou, onde esta Judas agora? 
Durante a trajetória da Igreja as pessoas ouvem a pregação da palavra, mas não se arrependem, continuam no erro, no adultério, na desonestidade, na magoa, continua cuidando dos seus próprios interesses, continuam mentindo. Amado seja uma pessoa pura, limpa, completa, por que sem santidade ninguém vera a DEUS. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14) Amem. 

Em CRISTO, com amor.

Busque o novo nascimento



“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” (João 15:4)

Se um agricultor cortar um ramo de uma videira esse ramo não poderá dar fruto, para que produza o fruto devera estar na videira.

Se uma pessoa diz que de gosta de JESUS, ora, canta hinos, mas ainda não esta em CRISTO, não adiantara nada para essa pessoa, por que JESUS devera estar nela e ela em JESUS, devera haver esse entrosamento, JESUS foi bem claro na sua palavra: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3) Se o ramo não estiver enxertado na videira (que é JESUS CRISTO), pode orar, suplicar que nunca produzira fruto.

Como saberemos se estamos enxertados em JESUS? “Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.” (1 João 4:13)

O novo nascimento se compõe de três passos:   

1º passo, o arrependimento. A pessoa entra na fase quando reconhece seu pecado e confessa, a partir daí começa a nascer de novo, a consciência que a condenava é retirada por CRISTO JESUS.         

2º passo, batismo nas águas. Já consciente da decisão que tomou, não somente um mero mergulho, ela recebe o batismo das águas. O batismo das águas não tem outro significado alem do que a Bíblia diz: O velho homem perdido contaminado em pecados é sepultado com CRISTO, é despojado do corpo da carne, tem a circuncisão de CRISTO, obtêm a marca de JESUS no espírito, tem o perdão e a remissão de todos os pecados, sai das águas para andar em novidade de vida, é cumprido o segundo passo.

3º passo, batismo do ESPIRITO SANTO.

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37,38)  

 “Arrependei-vos.” (Atos 2:38) 1º passo.

“E cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.” (Atos 2:38)  2° passo.

“E recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38) 3º passo.

“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (Atos 2:39)

Como saberemos quando alguém esta em CRISTO? Arrependendo de todos os seus pecados, sendo batizado nas águas e recebendo o batismo no ESPIRITO SANTO, nisto a pessoa se completa, ela estará em JESUS e JESUS nela. “Como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” (João 15:4) Se não estiver na videira, pode orar, suplicar, ela não dará fruto. O cumprimento dessa promessa se dará quando a pessoa for batizada no ESPIRITO SANTO.

Você que já foi batizado no ESPIRITO SANTO pode ter certeza que dará frutos, para orar por alguém, para evangelizar uma pessoa, para pleitear uma benção, para combater espiritualmente, com toda certeza DEUS lhe concedera vitoria. Do contrario, não poderá dar frutos, ocasionalmente pode até ocorrer pela misericórdia de DEUS o SENHOR ti tocar e você ser abençoado. E se você esta em CRISTO e CRISTO em você, mas não esta produzindo fruto, deverá ser mais ousado, assumir seu ministério recebendo a unção de DEUS, tomar posse de sua benção fazendo valer seus direitos em CRISTO, não permitindo que o diabo coloque mais o dedo sujo na sua vida. Agindo assim, agradara a DEUS e o SENHOR ti abençoara, amem. 

Em CRISTO, com amor.

Seja cheio da plenitude de DEUS



“Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior. Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor. Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:15-19)

Nossa oração deve sempre ser feita em nome de JESUS CRISTO direcionado ao DEUS PAI, mas existem cristãos que ora ao ESPIRITO SANTO, não existe nenhuma referencia bíblica com essa orientação, devemos sempre orar ao PAI.

Quem é o ESPIRITO SANTO? ELE é o CONSOLADOR, o ESPIRITO SANTO é a pessoa de DEUS colocado aqui nesse mundo para nos ajudar a ir a DEUS, para nos revelar o que esta escrito na Bíblia Sagrada, para nos fortalecer, nos consolar e dar solução ao nossos problemas. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre." (João 14:16) 

O que precisamos mesmo é de orar ao Pai, essa estória de que uma hora DEUS é pai, outra é o ESPIRITO SANTO não procede. No batismo, JESUS estava ali fisicamente, quando sai das águas uma voz fala dos céus: "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." (Mateus 3:17) E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.” (Mateus 3:16) É revelado então que são pessoas distintas, o PAI, o FILHO e o ESPIRITO SANTO, em um único DEUS. 

O apostolo Paulo disse: “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.” (Efésios 3:14,15) Em outras palavras, o nome de JESUS CRISTO esta disponível, não é propriedade de uma igreja, de um grupo religioso ou de uma pessoa. Então quando fizermos uso desse NOME e a ELE invocarmos, esse NOME ira agir sobre nossa vida.                                               
Usar e invocar como? Com fé, com determinação, assumindo nosso lugar na palavra de DEUS.

O apostolo Paulo continua dizendo: “Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior.” (Efésios 3:16) Paulo tomava o nome do SENHOR JESUS, orando, de acordo com as riquezas da Glória do SENHOR. 

Precisamos entender o que são as riquezas do SENHOR por quê? Por que através delas seremos concedidos e corroborados (fortalecidos) com poder pelo ESPIRITO SANTO, no homem interior (nosso espírito). Se não tivermos o entendimento e a participação das riquezas da Glória de DEUS, não seremos fortalecidos com poder em nosso espírito. Do contrario quando vier um ataque em forma de tentação, de enfermidade ou qualquer outro ataque maligno, não teremos força suficiente em CRISTO para vencê-las. 

Precisamos conhecer as riquezas da Gloria do SENHOR para sermos fortalecidos com poder, para que?Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações.” (Efésios 3:17) Para CRISTO habitar em nos pela fé, não fazendo visita ocasional, temos que ser fortalecido com poder pelo ESPIRITO SANTO no nosso homem interior (nosso espírito), quando entendemos a riqueza da gloria de DEUS.

“A fim de, estando arraigados e fundados em amor.” (Efésios 3:17) Estando arraigado (enraizado) em CRISTO e CRISTO em nos, de maneira que nada nos separa.  "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" (Romanos 8:35)

Nos que aceitamos JESUS CRISTO em nossas vidas fomos enxertados, fazemos parte da videira, é o ramo que foi enxertado transformado em um único ramo.

“Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade.” (Efésios 3:18)  Estando arraigado e fundado em amor, podemos perfeitamente entender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, de que? De nos em CRISTO JESUS.

“E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento.” (Efésios 3:19) Qualquer coisa que uma pessoa conseguir de entendimento, JESUS CRISTO ainda é maior, em outras palavras, nunca conseguiremos conhecer totalmente SEU amor, quando acharmos que já conhecemos tudo, JESUS ainda é maior. 

Para que tudo isso? “Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:19)

Esse é o propósito de DEUS em nossas vidas. Amado, se Moises pôde andar com DEUS, falar com DEUS face a face, ser cheio da plenitude de DEUS e ser uma benção: "E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo." (Êxodo 33:11) Por que não podemos também? Se outros lutaram e venceram com a ajuda de DEUS, por que não podemos também? 

É possível ser cheio da plenitude de DEUS? Claro que é possível, o apostolo Paulo deu umas dicas: “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 3:14) Para que isso? “Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior. Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor. Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. Conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento” (Efésios 3:16-19) Para que precisamos disso? “Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:19)

Amado, vamos passar a ser verdadeiros cristãos crescendo na presença de DEUS, não como uma alguém que aprende um pouquinho achando que já tem o bastante, pois o inimigo poderá vir, colocar um obstáculo e a pessoa cai e se machuca bastante. Seja alguém que sempre anda com DEUS, que aprende mais de DEUS, o mundo necessita de pessoas que andam verdadeiramente com DEUS. Quem anda e serve a DEUS, será uma pessoa muito abençoada, essa promessa DEUS quer fazer cumprir em nossas vidas, amem. 

Em CRISTO, com amor.

Aceite a orientação do SENHOR



“Quando alguma coisa te for dificultosa em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, em negócios de pendências nas tuas portas, então, te levantarás e subirás ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus”. (Deuteronômio 17:8) 

Andar com Deus é caminhar sempre confiando no SENHOR. Nunca devemos achar que a direção do Altíssimo é fraca e sem importância, pois DEUS é perfeito e perfeitas são SUAS obras.

Não há problema para o qual o Senhor não dê solução ou nos aponte a saída. É impossível andar com Deus se não houver total confiança NELE. Quando O buscamos para a solução de algum caso, a cura de um mal ou a direção necessária, devemos confiar no fato de que, em seguida, DEUS estará respondendo à nossa oração. 

Mas, comete erro as pessoas que se considera sábia suficiente aos seus próprios olhos. Muitos oram pedindo ajuda e, ao ouvirem na pregação da Palavra ou na leitura da Bíblia, recebem em seu coração certa direção, a qual, muitas vezes, parece que não está de acordo com o que foi pedido. Então, decidem descartar a revelação que receberam, pois “perceberam” que não era aquilo que precisavam ouvir. Achar que a orientação recebida não tem a ver com o pedido é considerar-se mais sábio do que o SENHOR. 

Não há instrumento que o homem finito possa criar para medir a capacidade de DEUS, pois Seu poder ultrapassa qualquer aferição Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.” (Salmos 147:5). Prova disso, é que bastou Moisés lançar um lenho nas águas amargas para que, por um milagre divino, elas se tornassem potáveis. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.” (Êxodo 15:23-25). 

Se, conforme esse servo dos tempos bíblicos, também nos dirigirmos ao Altíssimo e pedirmos Sua orientação, podemos estar certos de que ela virá, pois Ele responde ao clamor do Seu povo Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.” (Salmos 18:6). A direção recebida deve ser aceita. Ao meditar no que DEUS nos fala, virá o entendimento que trará a solução ou indicará o caminho a tomar. 

O SENHOR responde a toda oração feita com fé no nome de JESUS. Então, a saída é crer. Como lemos no versículo inicial desta mensagem, o povo de DEUS, quando se encontrava em um sério problema, que exigisse uma resposta complicada, era orientado a subir ao local que o ALTISSÍMO escolhesse. Ainda hoje, essa instrução deve ser seguida. Não fique longe de Deus, ore, busque e sirva ao Senhor, mas creia no que DEUS revela na SUA palavra. Agindo assim, você irá servir-se de bênçãos Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6). Amem. 

Em Cristo, com amor.