Select Language

Os preceitos de DEUS são retos e nos alegram



“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. (Genesis 26:5) 

Preceitos são regras, são normas e ordenanças. Abraão a 4 mil anos atrás se interessou em guardar os preceitos de DEUS. Mas a maioria dos cristãos não se interessa por elas, veja o que a Bíblia Sagrada diz no Salmo 119 versículo 45. E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.” (Salmo 119:45) 

Para andar em liberdade o cristão não deve ser uma pessoa fechada, desinteressada em conhecer a palavra de DEUS, por isso muitos perdem as bênçãos de DEUS. O salmista entendeu que para ele andar em liberdade teria que conhecer os preceitos do SENHOR.

Mas de que maneira DEUS quer que andemos? Buscando os preceitos de DEUS, assim teremos liberdade. Paulo escreveu em Gálatas capítulo 5 versículo 1. "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5:1) Fomos libertos para toda liberdade espiritual, física, fomos libertos de toda a opressão maligna, libertos por JESUS CRISTO na cruz do calvário, para sermos independentes, para invocarmos a DEUS e ELE nos responder com SEU poder.                                                                                                              

Mas infelizmente a maioria dos cristãos não crê nisso, a maioria está oprimida, sem fé, isso não deve acontecer na vida de um cristão. “O que devo fazer então, pois oro a DEUS e ELE não tira de minha vida essa situação?” O salmista entendeu que não era para orar e sim buscar os preceitos de DEUS, ele então buscou e declarou: E andarei em liberdade.” (Salmo 119:45) Isso ocorrera quando você entender na palavra de DEUS, como DEUS quer que você conduza sua vida e as pratica. 

O homem inventou que quando alguém importante e especial morre, fica poderoso, e se você invocar em nome dele, ele iria a DEUS e pediria a DEUS por você. A Bíblia Sagrada nunca falou isso, se alguém faz isso nunca será atendido por DEUS, DEUS não recebe essa oração, a Bíblia diz: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento." (Eclesiastes 9:5)       

 As pessoas que as pratica, acham que alguém criou esse preceito como regra de conduta, mas a Bíblia diz: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;" (Mateus 6:9) "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." (João 14:13)

O apostolo Paulo disse que entre o homem e DEUS somente existe um mediador que é JESUS CRISTO: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2:5) Então não devemos usar o nome de mais ninguém, nem da virgem Maria, pois se fosse para ser usado o nome dela, DEUS teria colocado na sua palavra, como não colocou, não devemos usar seu nome. Ela é bem aventurada? Sim, foi mãe do nosso SALVADOR? Foi, mas somente isso que a Bíblia diz, não relata que é uma deusa e uma intercessora.

Mas se pegarmos o preceito de DEUS, irmos ao PAI em nome de JESUS, não através de uma pessoa. Estando reto diante de DEUS sabendo do nosso direito na sua palavra, ao invocarmos ao Pai em nome de JESUS, DEUS operara o milagre em nossa vida. O salmista entendendo isso, ele disse: E andarei em liberdade.” (Salmo 119:45) Por quê? “Pois busco os teus preceitos.” (Salmo 119:45) Ele buscou, sabia que estava praticando os preceitos de DEUS, sabia que andaria em liberdade.

“Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.” (Salmo 19:93) Quer ser vivificado pelo SENHOR DEUS, ELE tocar em algum órgão do corpo doente e curar, tocar naquela mente que não consegue raciocinar bem e transformar em alguém inteligente, que ser uma pessoa vencedora na vida? Não esqueça os preceitos de DEUS. Mas a pessoa esquece e não as pratica, não faz como a Bíblia Sagrada diz, faz da maneira que acha certo e contrario a palavra de DEUS, DEUS não poderá abençoá-la.

O homem não pode por ele próprio criar um caminho para chegar a DEUS, o homem mais inteligente, mais abençoado nunca terá condição necessária para se aproximar de DEUS, a queda foi muito grande com o pecado de Adão, perdemos tudo, JESUS disse: "Eu não recebo glória dos homens." (João 5:41) Não tem jeito, de nos por nos mesmo, não podemos fazer coisa alguma.

A palavra de DEUS já foi estabelecida para sempre no céu, DEUS enviou sua palavra para nos iluminar, produzir a fé, essa iluminação, essa fé, crendo nela, agindo sobre ela, nos fará conectar com o SENHOR DEUS, fazendo DEUS vir a nos. Quando a pessoa aprende isso, ela tornasse uma pessoa vitoriosa. 

Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.” (Salmo 19:8) No mundo se diz que: “DEUS escreve certo com linhas tortas.” As coisas de DEUS nunca foram tortas, os preceitos de DEUS são retos elas não fazem curvas, não tem segundas intenções. No mundo também diz: “O fim justifica os meios.” O caminho que nos leva a DEUS tem que ser limpo, reto, para que o encontro com nosso CRIADOR seje puro. "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."  (1 Pedro 1:16)

Os preceitos do SENHOR são retos.” (Salmo 19:8) Se alguém criar algo diferente da palavra de DEUS, se seu coração ficou em confusão sentindo que não é de DEUS, pula fora, por quê? “Alegram o coração.” (Salmo 19:8) Nosso coração tem que se alegrar, e a proposta tem que estar dentro da palavra de DEUS. Aprendeu ou recebeu algo que veio contra sua vontade, tem que abrir mão dela? Abra feliz, é de DEUS seu coração ficara alegre, não é de DEUS seu coração se entristece, você deixará uma pratica que DEUS condenou feliz, é o sinal que JESUS lhe visitou.

“O mandamento do SENHOR é puro.” (Salmo 19:8) Nunca encardido, nunca sujo, sempre puro e sem segundas intenções, é santidade, respeito à inocência, respeito à santidade, respeito ao próximo e alumia, produz luz para os olhos espirituais. Quando há um mandamento você vê mais adiante, você cresse e contempla o que DEUS fez por você.

“E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.” (Genesis 26:24) Por que DEUS escreveu isso na SUA PALAVRA? Por que hoje eu e você podemos ser abençoados pela palavra de DEUS, abençoar nossos filhos, netos e outros que virão. A nossa fidelidade com DEUS ira transmitir para eles uma herança. Abraão por ter ouvido a voz de DEUS, obedecido aos mandamentos, os estatutos, as leis e os preceitos de DEUS, o SENHOR DEUS abençoou seu filho Isaque.

Se esta faltando na sua vida obedecer a vontade de DEUS, DEUS não poderá ti abençoar, tem que cumprir o que DEUS fala na sua palavra, para que você viva completo, fazendo assim você ira viver bem, andara em liberdade, terá sucesso na vida e os seus serão abençoados.

Mesmo que esteja numa pratica que a palavra de DEUS condena, e que você até já esta acostumado, quando você a deixa, seu coração se alegra na hora. Se uma sugestão ou aparente prazer ou lucro vier acompanhado de alguma coisa nebulosa e encardida, pula fora, pois o barco que for navegar vai afundar com você dentro. Lembre-se sempre: "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." (1 Coríntios 14:33)

Então os preceitos de DEUS são retos e alegra o coração. “Isaque estou fazendo isso por causa de Abraão teu pai, por que ele ouviu minha voz, cumpriu meus mandamentos, guardou meus preceitos, meus estatutos e minhas leis.” Hoje, DEUS quer falar a mesma coisa a todos nos, amem.

Em CRISTO, com amor.

O pecado e suas consequencias!

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11: 1)

Davi, o homem segundo o coração de DEUS, deixando levar por sua vaidade, pecou. Na sua vida ficou essa triste mancha! E, como todo o homem, a exceção de CRISTO, pecou a partir do pecado de Adão: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. (Romanos 5:12) Extrairemos algumas lições a respeito desse triste episódio na vida de Davi.

Inicialmente contextualizaremos o seu pecado, mostraremos as condições existenciais para que isso ocorra, em seguida trataremos especificamente a respeito do seu pecado e ao final mostraremos as conseqüências do pecado de Davi a fim de extrairmos lições para nossa vida cristã.

O DESEJO DESENFREADO DE DAVI - O narrador bíblico afirma que Davi estava em Jerusalém E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11: 1)

Enquanto Davi descansava em seu palácio, seus subordinados se arriscavam na guerra contra os amonitas. Após a refeição, o rei Davi caminhou pelo terraço, perambulando de um lado para outro, em uma inquietação extrema.

Em sua posição estratégica, acima dos demais moradores da cidade, Davi a tudo observava do alto, até que seus olhos pairou na direção de uma mulher mui formosa que se banhava. Davi não levou em conta os sentimentos pessoais dela, por isso, numa atitude de extremo desejo carnal, envia seus mensageiros a fim de se relacionar sexualmente com ela.                                                                                          

É digno de destaque que o nome de Bate-Seba somente é citado depois dos primeiros versículos desse capítulo, isso porque, para Davi, ela não passava de uma simples mulher. Mas Bate-Seba, a mulher com a qual Davi se envolveu, engravidou dele, deixando o rei preocupado. A fim de encontrar uma saída para o problema, Davi manda chamar o heteu Urias, esposo da Bate-Seba, para coabitar com sua esposa, a fim de que a essa gravidez, enganosamente, desse a entender que fosse fruto dessa relação.                                                                                                                   
Em respeito ao rei e aos demais guerreiros, Urias prefere deitar à porta da casa real, permanecendo com os servos de Davi. Diferentemente de Davi, Urias demonstrou fidelidade e não quis usufruir do seu direito. Sua atitude também demonstra total solidariedade aos seus colegas.                                  

Por fim Davi toma uma decisão extrema, para desposar Bate-Seba, planeja a morte do próprio Urias. Muitas vidas foram postas em risco para que a vontade egoísta do rei fosse levada adiante.

O PROFETA REPREENDE O REI DAVI - O rei de Israel teria que submeter-se à uma palavra profética, por esse motivo o SENHOR enviou Natã, o profeta, para repreende-lo pelo seu pecado. Natã conta-lhe uma história a respeito de dois homens, um rico e um pobre, o primeiro tinha ovelhas e gado em grande quantidade, o segundo apenas uma cordeirinha. Com a finalidade de recepcionar um hospede, ao invés de sacrificar uma de suas muitas ovelhas, o homem rico toma a ovelha de estimação do pobre e a prepara para o banquete. A reação de Davi, revoltado pela atitude descabida desse homem rico, é imediata e contundente: Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.” (2 Samuel 12:5)

Interessante que Davi não conseguiu identificar-se nessa história. Uma demonstração clara da evasão humana diante do pecado. O ser humano prefere apontar seu dedo sujo na direção do outro ao invés de reconhecer seus próprios erros. Uma pesquisa comprovou que uma das frases menos ditas é: “Eu errei”.

A repreensão profética se fez necessária a fim de que Davi tomasse consciência do seu pecado: Então disse Natã a Davi: Tu és este homem.” (2 Samuel 12:7) Esse trecho da Escritura Sagrada nos revela o poder da Palavra de Deus a consciência humana. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele 
com quem temos de tratar.” (Hebreus 4:12,13)                                                                                                           
O pecado de Davi não ficaria impune, por isso, uma série de conseqüências ocorreria ao rei de Israel. Não pense que o pecado não trará suas mazelas, pois o que homem plantar isso também ceifará! Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas6:7)

AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO - Não há como conviver amistosamente com o pecado, pois o que o homem plantar isso também ceifará. Essa é uma verdade que pode ser constatada na realidade do pecado de Adão e Eva. Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3:1-6)

Algumas vezes, como no caso de Davi, o pecado não apenas atinge o indivíduo pessoalmente, atinge também aqueles que os cercam. Uma das conseqüências primárias do pecado, depois do reconhecimento, é a tristeza, ela atinge o ser humano emocionalmente. Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas.” (Salmos 6:6) Ainda que essa tristeza possa conduzir ao arrependimento. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” (2 Coríntios 7:10) Essa porém não é a conseqüência imediata do pecado, antes o distanciamento do Seu Criador Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Romanos 3:23) O pecado é uma transgressão dos mandamentos do SENHOR que é Santo. "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus."  (Levítico 20:7)

Por esse motivo, quando o pecado ocorre não apenas o pecador se entristece, também entristece o Espírito Santo, que o selou para o dia da redenção E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30) Outra conseqüência do pecado não arrependido é o efeito cascata, isto é, um erro pode conduzir a outros sucessivos. "Um abismo chama outro abismo..." (Salmos 42:7)

O envolvimento sexual de Davi com Bate-Seba o levou a outro pecado, o assassinato de Urias. O pecado de um determinado indivíduo também pode levar outras pessoas ao sofrimento. Urias padeceu por causa do pecado de Davi, demonstrando, assim, a implicação social do pecado humano. Por fim, mas não por último, o pecado tem implicações psicossomáticas, ou seja, a menos que haja arrependimento e confissão, males sobrevirão ao corpo, por isso Paulo advertiu os crentes de Corinto que entre eles havia: Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” (1 Coríntios 11:30)

CONCLUSÃO - O pecado do cristão precisa ser confessado e abandonado. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16) Como Davi, é preciso reconhecer os pecados pessoais perante a Deus. A Palavra de Deus diz que os que confessam seus pecados e os deixam alcançarão misericórdia. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13) Aqueles que assim o fazem desfrutarão da bem-aventurança. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” (Salmos 32:1-2) Pois o SENHOR não atribui iniquidade, caso contrário, os ossos envelhecerão, a alma passará por gemidos e a mão do Senhor pesará Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.” (Salmos 32:3,4)

Amado(a), não se engane, enquanto não houver arrependimento e o abandono total da prática do pecado, não haverá perdão de DEUS, não havendo perdão não haverá salvação em JESUS. Um coração verdadeiramente arrependido é a minha oração aos que necessitam da misericórdia de DEUS. Amem.

Leia a Bíblia Sagrada. 

Nunca saia da presença de DEUS



“Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” (Êxodo 32:1)

Aqui é relatada uma série de erros cometidos, principalmente por Arão. 

Quando alguém chega a um servo de DEUS com uma sugestão dessas, ele não deve nem que dar crédito, pois quando alguém segue a DEUS verdadeiramente, o próprio DEUS fala com ela. Seguir a DEUS é estar ligado na sua palavra em total submissão, tendo o próprio DEUS dirigindo seus passos. 

O povo de Israel sugeriu uma proposta a Arão, mesmo sabendo que ele era o sacerdote. “Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós.” (Êxodo 32:1) Deram voz de comando. Mas se Arão estivesse de pé diante de DEUS responderia ao povo: “Põe-se no seu lugar, pois estou de pé diante de DEUS, somente a DEUS obedeço, e tem mais, não foi Moises que os tirou do Egito e sim o SENHOR DEUS, Moises apenas obedeceu a DEUS.”
 
“Faze-nos deuses.” (Êxodo 32:1) (ídolos, imagens). Veja bem o que pessoas fazem quando não estão sendo guiados por DEUS e sim por sua própria orientação ou de terceiros: E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.” (Êxodo 32:2-5) Eles adoraram um deus feito de fundição, não nosso SENHOR, esse dia foi tão trágico para o povo de Israel. Posteriormente entraram no pecado da prostituição, entristecendo demais o coração de DEUS, fazendo com que o SENHOR tirasse a vida de milhares deles, tudo por causa do erro de um homem, que não soube enfrentar a situação pondo-se de pé e obedecendo somente a DEUS, preferindo dar ouvidos ao medo e adversidade. 

Mas qual o problema de confeccionar uma imagem e adorar? Quanto a isso nosso DEUS é bem claro na sua palavra: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Deuteronômio 5:8) Quem adora, quem empresta, quem aluga, quem vende, quem serve a ídolo ou qualquer outro tipo de imagem, pagara um alto preço no grande dia do juízo, leia Primeira Coríntios capítulo 6 versículos 9 e 10. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9,10) Existem pessoas que acham que não tem nada ver adorar uma imagem representando alguém, amado não se engane, tal pratica e contra a palavra de DEUS, portanto obedeça somente a DEUS.

Moises não estava fazendo turismo, até poderia, pois o homem de DEUS também tem direito a momentos de lazer, Moisés estava se consagrando a DEUS, Arão que ficou com o povo, deveria estar no ministério da palavra. Você que é de DEUS, cuide-se, saia sempre de casa pensando na palavra, trabalhe, mas sempre com o pensamento na palavra, na escola mesma coisa, em casa fazendo seus serviços domésticos também, nunca saia da presença de DEUS, e quando alguém vier com uma sugestão, medite na palavra e reflita: “É isso que falaria o SENHOR DEUS?” Na verdade você já deveria estar em espírito e o próprio SENHOR DEUS o falaria: “Não com certeza isso não é de DEUS.” O problema é que muitos buscam somente a cura e esquecem da prevenção, querendo que depois o SENHOR DEUS os ajude, depois do problema já estabelecido. Vamos criar juízo e vamos servir a DEUS verdadeiramente em nome de JESUS, amem.

Em CRISTO, com amor.