Select Language

Estais firmes e fortalecidos na fé em CRISTO



“Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” (1 Coríntios 16:13)

Jesus disse que, quando SUAS palavras caem na beira do caminho, as aves vêm e comem "E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na." (Mateus 13:4) Pegue tudo que DEUS envia da sua palavra a você, semeia em boa terra, aquela promessa que DEUS lhe deu, tem o poder suficiente para resolver todos os seus problemas, mas você tem que vigiar para que o inimigo não as roube, pois nossas atitudes devem ser completamente comprometidas com a palavra de DEUS. "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."  (Mateus 6:33)

Repreensão - A repreensão é a melhor coisa que DEUS pode dar para alguém, pois ela poderá estar com pensamentos fora dos propósitos de DEUS. A repreensão serve para nos alertar quando algo não vai bem. Sempre agradeça a DEUS quando o advertir, pois é sinal que DEUS ti ama. A palavra de DEUS é essa, “Vigiai.” (1 Coríntios 16:13) Vigiai sempre amados.

“O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.” (Romanos 4:18,19) Humanamente falando Abraão não se preocupou com suas limitações físicas, pois confiava em DEUS e nas suas promessas “E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus. E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.” (Romanos 4:20,21)                                                       

Quando DEUS revelar na sua palavra que aquela benção é sua, “creia e fique firme na fé” como fez Abraão, mas se você mostrar frouxo na fé, não obterá o elemento necessário para alcançar sua benção. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:16) Essa certeza, essa convicção somente virá lendo ou ouvindo a palavra de DEUS. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10 : 17) Nunca de sua mente, nem de recado de alguém que fale fora da palavra, pois os pensamentos de DEUS não são os pensamentos do homem. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR."  (Isaías 55:8) Recebeu uma revelação de DEUS, fique firme como um soldado de DEUS “portando-se varonilmente.” Nesse momento acabou a parte de DEUS, agora é com você, crendo na SUA palavra como fez Abraão.  

Avançar sempre retroceder jamais - Tudo o que o diabo apresenta para nos é mentira, pois ele é o pai da mentira. "Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44) O que o diabo quer é que recuemos desistindo da nossa vitória, pois ele sabe o potencial que seremos, por isso não se entregue, lute. O SENHOR DEUS deseja que apresentemos de maneira varonil, nunca retrocedendo nas batalhas, quando retrocedemos envergonhamos a DEUS, como fez os filhos de Efraim “Os filhos de Efraim, armados e trazendo arcos, viraram as costas no dia da peleja. Não guardaram a aliança de Deus, e recusaram andar na sua lei. E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver.” (Salmos 78:9-11) Efraim mui amargosamente provocou a sua ira; portanto deixará ficar sobre ele o seu sangue, e o seu Senhor o recompensará pelo seu opróbrio.” (Ozeias 12:14) Qualquer coisa que fazemos contra a vontade de DEUS provocamos sua ira. Toda revelação que de DEUS nos da é para assumirmos, ela constitui nossa obrigação, devemos sempre andar conforme DEUS nos ensinou. "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hebreus 10 : 38)

Os quatros passos que DEUS nos ensinou para estarmos firmes na fé é:

Vigiar sempre, estarmos firmes na fé e nos portar varonilmente e fortalecidos.

“O SENHOR Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado.” (Deuteronômio 1:11) Não importa como estamos nesse momento, DEUS quer aumentar mil vezes mais as nossas bençãos, ou seja não há limite para DEUS operar em nos. Compete a nos querermos ou não, ou seja, “crendo ou não”. Sendo melhor em casa, no trabalho, no relacionamento com os outros e principalmente melhor no conhecimento da palavra de DEUS. Lutamos tanto para obtermos um bom emprego, para dar um bom futuro para nossos filhos, para ter uma boa aposentadoria, ter uma boa casa, bom carro, claro que isso é benção. “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” (Isaias 1:19) Mas não devemos esquecer o principal, que é de buscarmos a DEUS, pois será o único alimento que permanecera para sempre em nos "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."  (João 6:27)  

Devemos crer nessa verdade fortificamo-nos, nunca dependentes da fé de nossos irmãos ou de nossos pastores, aproveitamos as mensagens que esses homens de DEUS passam para nos, mas devemos buscar nos mesmo a leitura da palavra de DEUS. “Para que a vossa  glória cresça por mim em Cristo Jesus , pela minha nova ida a vós.” (Filipenses 1:26) 

Não devemos desprezar a revelação que DEUS nos da na sua palavra, pois quando vier uma tentação ou uma provação, teremos o conhecimento necessário para superá-la e repreende-la em nome de JESUS “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

A revelação (palavra de DEUS), é a fé que DEUS nos da, se alguém nos oferece algo novo, fora da palavra de DEUS, é o diabo disfarçado tentando nos confundir, querendo nos levar para o abismo. “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22:18,19)

Devemos sempre nos portar varonilmente (corajosamente) e nunca retroceder como fez Efraim, pois quando retrocedemos, o coração de DEUS se entristece. “Quando Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas ele se fez culpado em Baal, e morreu.” (Ozeias 13:01) “Efraim mui amargosamente provocou a sua ira; portanto deixará ficar sobre ele o seu sangue, e o seu Senhor o recompensará pelo seu opróbrio.” (Ozeias 12:14) Como Efraim provocou a ira divina? “Os filhos de Efraim, armados e trazendo arcos, viraram as costas no dia da peleja.” (Salmos 78:9) Efraim não guardou a palavra de DEUS no seu coração e não agiu varonilmente. Quando entendermos a revelação de DEUS, devemos nos portar firmes e jamais retroceder, até alcançarmos a vitória, amem. 

Em CRISTO, com amor.

JESUS corrigi por que nos ama

“E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46)       

Reconhecer que JESUS é o SENHOR, crer na Bíblia, até o demônio faz e estremece. "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." (Tiago 2:19) Mas não adiantara nada para eles e para aqueles que morreram sem JESUS. "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20:15)        

Existem pessoas que são assíduas na Igreja, tem aquela aparência de cristão, mas muda seu jeito de agir e de falar quando alguém pisa no seu pé, a fera que por hora fica escondida dentro dela, aparece com seus dentes ameaçadores, essas pessoas encontramos até mesmo dentro da Igreja, elas nos cumprimentam com sorriso e ainda tem a coragem de disser “JESUS eu ti adoro, tu sabes que meu coração é teu.” A essas pessoas a palavra de DEUS diz: “Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.” (Salmos 50:16,17)              

Amado, aquela mensagem que DEUS mostra a você, lendo as Escrituras Sagradas ou ouvindo a pregação da palavra, e você não o faz, é como você estivesse afirmando que não se importa com que DEUS lhe revela. Não obedecendo a palavra de DEUS você estará perdendo muito, por que toda a palavra que sai da boca de DEUS ela nunca voltara vazia. "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55:11) Ela vem com todo o poder necessário para operar na sua vida, para pegar você da queda, do buraco e ti levantar.               

Se você esta preso ao pecado, concretizado, ou no pensamento, aquele pecado que chamamos de “virar a cabeça”? Existe muita gente assim, pessoas que de uma hora para outra parece que a vida sorriu para eles, vida não, morte. Se for casado, esta esquecendo o compromisso com seu cônjuge, esta querendo partir para uma nova aventura, “Não por que agora DEUS vai me fazer feliz.” Só se for o deus do inferno, esse que sempre tenta seduzir as pessoas, para depois jogarem na cova. Você esta com algum problema que excede sua capacidade? Amado tem que pedir ajuda a DEUS, tem caso que somente você e DEUS resolvem à situação, mas existem casos que você tem que procurar ajuda de um homem de DEUS. "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor." (Tiago 5:14) Senão o fizer, dará inicio a uma derrota, esse pecado tem que sair de sua vida.   
                                                                        
Não se engane, estamos numa caminhada para o juízo final, não sabemos quando vai acontecer e de que maneira terminara, certo é que um dia todos nos lá chegaremos. Nessa caminhada, depois que os olhos fecham, não adiantara intercessão, morreu acabou, não adiantará orar pelos parentes que já partiram “SENHOR, SENHOR, sabe, ele era tão bonzinho e tão imaturo”. Morreu acabou, a partir dai estará na mão de DEUS, DEUS conduzira ao julgamento. Não adiantara pensar como em um espetáculo de circo. “Tipo, entrar por baixo da lona, para não pagar o ingresso.” Isso não vai acontecer, você será julgado dentro daquilo que fez, nesse dia será sem misericórdia. DEUS esta falando “E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46) DEUS esta ti mostrando que você precisa obedecê-lo.          

Amado essa é a melhor fase de sua vida, por que nosso DEUS todo poderoso esta falando com você nesse momento, você esta tendo esse grande privilegio, que muitos nunca mais as terão, por que desprezaram a palavra de DEUS, e tem gente que quando ouve diz: “Não quero ouvir isso, não quero mais ouvir essa palavra” O jovem rico fez isso, virou as costas para JESUS quando foi repreendido, JESUS em seguida viu esse mesmo jovem triste se afastando DELE, hoje em dia existem muitos jovens fazendo a mesma coisa, se afastando de JESUS, as vezes para sempre. “E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.” (Marcos 10:18-22) Tem gente que esta fazendo a mesma coisa, esta tendo a grande oportunidade de ouro, de se compor com DEUS, mas o orgulho, essa estupidez chamada vaidade pessoal o impedi, e se afasta de DEUS, as vezes para sempre. Qual é o pecado que o impede de se compor com JESUS, será que sua salvação vale menos que esse pecado, valera a pena ser levado ao inferno junto com o diabo e seus anjos para sofrer eternamente, por causa desse pecado?                                 
Amado, se você ofendeu alguém, acerte-se com essa pessoa, não deixa o inimigo prevalecer na sua vida, ele quer acabar com você, ele quer levar você para as profundezas do inferno, DEUS nesse momento esta falando o que fazer.                        
                                                      
Na hora que você começa, mesmo que fraquinho a reagir dentro da palavra de DEUS, ELE vai ti ajudando, só que você tem que dar o primeiro passo, a sinceridade de seu coração ira ti sustentar, DEUS vai abrir as portas e lhe ajudar, por pouco tempo aquilo que era senhor da sua vida, estará debaixo de seus pés, aquilo que transtornou você, aquela paixão cega que não vê defeito nenhum na pessoa será derrotado. Você então verá que muitos dos seus problemas senão todos eram por que você estava no vermelho com JESUS.     
           
JESUS quando curou aquele homem no tanque de Betesda, nem sabia quem ele era. “E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” (João 5:13,14) O pecado da ao diabo o direito de tocar com seu dedo suja na vida de qualquer pessoa. Esta no vermelho com DEUS acerte-se com ELE ainda hoje e com quem você ofendeu. Amado, o próprio versículo nos alerta. “Não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” (João 5:14) JESUS nos chama a atenção por que ELE nos ama, e quer nos abençoar, amem.                            

Em CRISTO, com amor.

Perdoa o seu próximo.



"Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito." (Gênesis 37:28)

José do Egito, aquele que seus irmãos quiseram matá-lo, mas depois acabaram vendendo como escravo aos ismaelitas passou por muita luta no Egito. La, ele ficou por dois anos preso injustamente. Quando ele interpretou o sonho do Faraó, das vacas gordas e magras, foi promovido a primeiro ministro e homem de sua total confiança. Depois, o sonho acabou se confirmando, veio realmente o período de seca que duraram dois anos.           

Devido à escassez de alimentos, Jacó, pai de José, envia esses filhos mais velhos para o Egito para comprar trigo. Ele fica em casa aguardando com o seu outro filho mais novo, Benjamim. Jacó tinha duas esposas, uma delas era Raquel (seu grande amor) que gerou dois filhos. Quando foi anunciada a suposta morte de José, Jacó, em substituição afetiva a esse filho perdido, pega um amor muito grande por Benjamim, seu outro filho caçula, o protegendo. Já os outros irmãos de José, causadores dessa trágica história, viviam em constante luta de consciência.                                                            

Quando a consciência de uma pessoa esta nesse estado de luta, quando se fecha, não abre seu coração, não confessa, o diabo vai fazendo a sua festa fazendo essa pessoa sofrer. Pois o seu desejo é destruir! Faz parte de sua natureza. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10) Mas, se houver o arrependimento e o perdão a pessoa atingida pelo mal, o SENHOR neutraliza a ação do diabo, proibindo ele tocar nessa pessoa.

Quando os irmãos de José se aproximaram do faraó, José os reconheceu, viu que eram seus irmãos. José fala asperamente com eles: “E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento. José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram. Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra. E eles lhe disseram: Não, senhor meu; mas teus servos vieram comprar mantimento. Todos nós somos filhos de um mesmo homem; somos homens de retidão; os teus servos não são espias.” (Gênesis 42:7-11) Eles sabiam que tinham feito a maldade com seu irmão José, é o peso da consciência. Mas não tiveram a coragem de confessar a seu pai Jacó, muito menos de buscar o perdão de DEUS.

Amado, não viva com a sua consciência o acusando. Ela é uma benção em nossas vidas, pois se pisarmos em passos errados ela nos alerta, se vier um pensamento errado ou fazemos alguma maldade, não sentiremos bem, sentiremos a pior das pessoas. Por que ficar sofrendo? O diabo, nosso adversário, aproveita que essa pessoa não tem a fé suficiente para se acertar com DEUS, nem com quem foi prejudicado, fará com que ela viva oprimida, exercendo essa paternidade maligna. “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ELE é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.” (1 João 3:7-10)

Aqueles homens sabiam exatamente o que fizeram, mas não buscaram o arrependimento. Com toda a hipocrisia disseram: “Somos homens de retidão.” (Gênesis 42: 11) Ao afirma isso, já demonstravam que deviam alguma coisa. É a consciência os acusando!                                                                                                                
“E ele lhes disse: Não; antes viestes para ver a nudez da terra. E eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; e eis que o mais novo está com nosso pai hoje; mas um já não existe. Então lhes disse José: Isso é o que vos tenho dito, sois espias. Nisto sereis provados; pela vida de Faraó, não saireis daqui senão quando vosso irmão mais novo vier aqui. Enviai um dentre vós, que traga vosso irmão, mas vós ficareis presos, e vossas palavras sejam provadas, se há verdade convosco; e se não, pela vida de Faraó, vós sois espias. E pô-los juntos, em prisão, três dias. E ao terceiro dia disse-lhes José: Fazei isso, e vivereis; porque eu temo a Deus. Se sois homens de retidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levai mantimento para a fome de vossa casa. E trazei-me o vosso irmão mais novo, e serão verificadas vossas palavras, e não morrereis. E eles assim fizeram. Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia. E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vo-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido. E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles.” (Gênesis 42:12-23) José falava na língua egípcia (atual língua árabe). Mas, seus irmãos falavam em hebraico. Eles pensaram: “Ele entendeu tudo o que falamos que realmente somos homens de retidão.” Era o momento certo de abrir o jogo. Mas não, preferiram permanecer na mentira.

Amado, não guarde nenhum pecado a DEUS, confesse e busque o perdão ao SENHOR, enquanto a tempo. Pois no mundo espiritual, o demônio sabe e entende quando você mente. Você passa a habitar na sua natureza. "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44) 

José do Egito. Sabe o que, simbolicamente, José representa? Ele representa JESUS! Os judeus venderam JESUS para os romanos, eles o mataram. Essa nação somente será perdoada, quando reconhecerem o novo José e dobrarem os seus joelhos diante Dele. O que essa nação sofreu não foi brincadeira, uns vieram para o Brasil, outros para o Caribe, outros para, onde é atual Nova York, ali eles se estabeleceram. Tantas outras coisas que ja aconteceram com esse povo, o que o governo de Adolf Hitler fizeram com eles, por exemplo. Enquanto não reconhecerem a maldade que fizeram com JESUS e pedir perdão a DEUS, eles ainda vão sofrer muito.

Posteriormente, os irmãos de Jose reconheceram seus erros, foram perdoados e abençoados. Mas, até então, não confessavam seus erros, e ainda se julgavam retos diante de DEUS. “Mas dissemos-lhe: Somos homens de retidão; não somos espias.” (Gênesis 42:31) A consciência, batia, batia, mas eles se fechavam para o arrependimento.

Quantas vezes o SENHOR bate a porta da sua consciência, quantas vezes a Sua Palavra ti alerta, quantas vezes um testemunho ti desperta. Você treme todo, mas, não se arrepende. "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20)

Acerte-se com DEUS ainda hoje, o banquete que DEUS tem preparado para você é farto, não desperdice essa valiosa oportunidade que muitos gostariam de ter, mas nunca mais a terá. Pois morreram com seu pecado, com sua magoa, morreram ser perdoar o seu próximo. Que isso não aconteça com você é minha sincera oração. Amem.  

Leia a Bíblia.