Select Language

É pecado se divorciar?



“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” (Mateus 19:9)

Existem muitas situações nos dias atuais que não foram planejadas por DEUS, mas ocorrem em nosso meio. Uma delas é o divórcio, que, diga-se de passagem, é muito utilizado hoje em dia, não é mesmo? Mas não deveria ser. Agora, eis a pergunta: É pecado ou não se divorciar? A resposta é sim e não, pois depende dos motivos que levam a pessoa sair do compromisso assumido diante de DEUS.

Seria muito importante você ler os versículos anteriores ao citado acima, para ter uma visão completa sobre o assunto: Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:3-6)

De qualquer forma, seria bom que ninguém utilizasse dessa abertura que o SENHOR permitiu, isto é, essa situação em que o divórcio pode ocorrer, “em caso de prostituição”. Fica claro que a parte inocente, a pessoa traída, pode lançar mão dessa abertura colocada por DEUS, pois, como pode alguém ficar preso a outro que não respeita o voto matrimonial praticando a infidelidade?

Se o SENHOR não tivesse dito: “Não sendo por causa de prostituição.” (Mateus 19:9) O divórcio jamais poderia ocorrer. No entanto, ao pronunciar tal frase, JESUS nos mostra que, somente nesse caso, a pessoa traída pode separar-se. Do contrário, se não tiver ocorrido uma infidelidade conjugal, quem se casar com alguém divorciado, também comete adultério. “E o que casar com a repudiada também comete adultério.” (Mateus 19:9) "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Nem os adúlteros." (1 Coríntios 6:9)

O ato de ser infiel ao cônjuge é o pior de todos os atos que alguém pode cometer. A pessoa peca contra a sua própria metade, pois os dois são uma só carne.  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:5,6) Como a igreja (a noiva) une-se a CRISTO (o noivo), o marido também uni-se a sua esposa, formando uma só carne em um matrimônio imaculado, não podendo haver nunca mais essa separação, a não ser por infidelidade ou morte. 

No livro de Provérbios diz: “Assim, o que adultera com uma mulher é falta de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes.” (Provérbios 6:32-35) Aqui nesse versículo está bem claro o que acontecerá com aquele que se torna infiel, não só ao seu cônjuge, mas principalmente ao SENHOR, pois no dia da vingança de DEUS e sua Igreja (juízo final), o julgamento será sem misericórdia. "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mateus 25 : 41)

Tenho certeza de que o SANTO ESPÍRITO fez de tudo para que esse passo desastroso não fosse dado. A pessoa infiel treme na base desde o primeiro olhar maligno, mas, vai cedendo e, um dia, mesmo os Céus gritando para que não desse esse passo desastroso, ela assim o faz. E quem se fizer de surdo para o alerta Celestial, um dia pagará alto preço!

Mas, havendo infidelidade, se o amor não conseguir superar a traição, pelo que o texto declara, poderá haver o divórcio sim. Contudo, o melhor mesmo é que haja o arrependimento do infiel e o perdão do cônjuge traído seja dado! Amem.

Leia a Bíblia.  


Como ser bem sucedido em tudo na vida.



“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos.” (Provérbios 3:7,8) 

Uma das tarefas que o SENHOR deu a Adão foi a de nomear todos os seres viventes que Ele criou. Com critério e muita sabedoria, Adão deu nome a toda à criação de DEUS, milhões de seres visíveis e invisíveis. No entanto, Adão não passou a herança da sabedoria do SENHOR para os seus descendentes. 

O pecado cometido por Adão e Eva causou ao ser humano um prejuízo muito grande. Além de não ter transmitido a sabedoria com que fora adquirido por DEUS, Adão nos passou a morte quando pecou, junto com Eva, no jardim do Éden.  "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12)

A natureza maligna do diabo entrou na humanidade através desse ato insano de Adão, com o qual, todos nascem pecadores e que, somente é abandonado quando aceita o SENHOR JESUS como seu Senhor e Salvador, nascendo de novo. “Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! Contaminem-no as trevas e a sombra da morte. Habitem sobre ele nuvens; a escuridão do dia o espante!” (Jó 3:3,5) 

Então, diante a essas condições desfavoráveis, como ser bem sucedido em tudo na vida? É inegável o fato de que algumas pessoas possuem uma percepção mais aguçada do que as outras, mesmo não tendo frequentado uma boa escola. Por esse motivo, muitas vezes, consideram-se mais capazes, pois levam em consideração a sua própria sabedoria. Se você é um desses, siga as orientações do versículo bíblico, as quais, vão ajudá-lo a obter êxito em tudo o que fizer.

Vamos la a elas!

Primeiro: “Não sejas sábio a teus próprios olhos.” (Provérbios 3:7) Nâo siga o seu próprio entendimento e nem de outra pessoa, mesma a mais íntima ou aquela que julga ser a mais consagrada, pois o homem é falho. Peça somente a sabedoria de DEUS para agir corretamente sobre tudo na vida. 

Segundo: “Teme ao SENHOR.” (Provérbios 3:7) Respeite o SENHOR, respeite e obedeça a Sua Palavra, assuma a Sua Palavra como soberana sobre todas as suas decisões e nunca A deixe. 

Terceiro: “Aparta-te do mal.” (Provérbios 3:7) Se alguém agiu errado com você e lhe causou algum dano, não deixe o mal permanecer em seu coração, enquanto espera uma vingança ou que algum prejuízo aconteça com o seu ofensor. Se o SENHOR ordena que você se aparte do mal, faça-o rapidamente para que o diabo não o envergonhe e não tenha a porta aberta para entrar na sua vida. 

Dentre as “brechas” que o diabo usa para entrar no coração humano, estão os casos de indivíduos que mantêm na mente, adultérios imaginários. Amado, respeite o seu cônjuge, jamais fique imaginando que, se você estivesse casado com outra pessoa, seria mais feliz. Caso esteja nessa situação ou que tenha outro atributo maligno, ore ao SENHOR, peça-Lhe que tire isso do seu coração e do seu pensamento. 

Conclusão: “Isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos.” (Provérbios 3:8) Na linguagem bíblica, essas três atitudes são materiais necessários para que suas estruturas se firmem. Você é único e não difere em nada de outra pessoa. Se alguém pôde firmar-se na vida, por que não você? 

A receita para ser bem-sucedido em tudo na vida foi-lhe dado. Caminhe nessa direção amado, e seja a bênção que o SENHOR planejou e espera que você seja. Amem.  

Leia a Bíblia.

Ninguém pode amar como JESUS ti ama.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Ninguém pode amar como JESUS ti ama. O coração humano não tem a capacidade de dar o amor a quem necessita, para ser feliz. A limitação do coração é grande demais, pois não pode fazer nada por si mesmo, ele sempre dependerá de outro coração que o ajude, e que, igualmente o ame para ser feliz.

Nessas condições, o coração humano estará sempre sujeito às limitações do outro coração, este também, mais frágil e muito mais carente. Aumentando assim, cada vez mais, o círculo vicioso da infelicidade e insatisfação. Um carente procura outro carente, um frágil apóia-se sobre outro frágil, na esperança que cada um de ao outro, a felicidade que ambos não têm. O resultado sempre será a queda, pois ambos estarão se apoiando em algo sem sustentação em si mesmo. 

Da mesma forma, quando alguém quer fazer do outro coração, sua fonte de felicidade, depositando a responsabilidade sobre esse coração a enorme necessidade de ser feliz. Esses dois corações, que estão necessitando desesperadamente de felicidade, passam então a estarem confusos e impotentes. É nesse momento de angústia e solidão que se deve lembrar daquela frase: “JESUS ti ama.” Sim, e com o amor que não nasce do coração humano, mas no coração de DEUS.

Ninguém pode amar como JESUS ti ama, simplesmente porque JESUS é o amor, o verdadeiro amor, que nunca será encontrado no coração humano, pois vem do alto, é espiritual, sobrenatural e sagrado. JESUS não esperou ser amado para nos amar, JESUS nos ama, ontem, agora e sempre. Seu amor divino não estabelece condições ou imposições para nos amar. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8) 

JESUS ti ama como você é: Feio ou bonito, grande ou pequeno, branco ou negro, rico ou pobre, jovem ou velho. "Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas." (Romanos 2:11) JESUS não olha sua aparência física, seu status social e nem sua condição financeira. JESUS vê somente seu coração, “pois será no seu coração que Ele habitará.” Para lavar as suas feridas, tirar toda a amargura, secar as suas lágrimas e limpar todas as cicatrizes de sua alma. Porque você é importante demais para Ele.

O coração humano não tem culpa de ser limitado e de não ter dado a você a felicidade que tanto sonhava. “É porque ninguém pode dar o que não tem.”

Mas, quando você aceitar receber em seu coração, esse amor que perdoa, que não cobra, que traz a paz e alegria, seu coração humano será transformado em um coração espiritual, pois nele habitará o amor de JESUS CRISTO. Você passara a olhar, a perdoar e amar como JESUS, e finalmente encontrará o que tanto buscou, “a verdadeira felicidade.” Pois somente o amor de CRISTO tem essa capacidade de dar tudo que precisamos para sermos verdadeiramente felizes.     

Amado, eu ti convido a receber em sua vida esse JESUS Maravilhoso. Ore comigo: “SENHOR DEUS, perdoa-me todos os meus pecados. Lava-me e purifica-me de todas as minhas transgressões, pois as conheço muito bem, mas, diante de ti SENHOR, arrepende-me de todos eles. Cria em mim um coração puro, reto e inabalável. Dei-me a alegria da Tua salvação. Eu ti convido SENHOR, a fazer morada eterna em minha vida, como meu Único e Suficiente Salvador. Essa oração que Lhe faço em nome do SENHOR JESUS, amem.” Amem.  

Leia a Bíblia.