Select Language

Receba o batismo do ESPÍRITO SANTO.



Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19)

Por que precisamos receber o ESPÍRITO SANTO? Por que o ESPÍRITO SANTO é o próprio DEUS. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19)

Sabemos que o nosso DEUS se compõe de três pessoas distintas, mas um único DEUS, uma delas é o ESPÍRITO SANTO. O próprio SENHOR JESUS, quando mandou os discípulos pregar por todo mundo o evangelho, disse: “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19) JESUS incluiu também o ESPIRITO SANTO. Então, se não temos o ESPÍRITO SANTO na nossa vida, falta uma pessoa da santíssima trindade. 

Por que precisamos do ESPÍRITO SANTO? Por que Ele é DEUS, sem o ESPÍRITO SANTO não temos DEUS em nossa vida. Mas quando recebemos o ESPÍRITO SANTO, nossa vida é completada com o SENHOR, não permitindo que outro possa entrar.                                                                                       

Precisamos do ESPÍRITO SANTO também por que Ele é o outro Consolador. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (João 14:16) Aqui o SENHOR JESUS esta afirmando que o ESPÍRITO SANTO é o outro Consolador, ou seja, JESUS CRISTO é o Consolador e o ESPÍRITO SANTO é o outro Consolador. Precisamos do ESPÍRITO SANTO por que necessitamos do outro Consolador.

JESUS estava presta para voltar para o céu, nos deixaria órfãos, Ele então disse: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (João 14:16) JESUS nos envia o ESPÍRITO SANTO para ser o outro Consolador.

Mas, como JESUS consolava seu povo aqui na terra? Ele consolava exterminando o mal. JESUS acabava com toda a fonte de sofrimento, enxugava as lagrimas, mas também eliminava com todo o sofrimento.                                                                                                           

Assim ocorreu com o filho de uma viúva que morava na cidade de Naim. Quando JESUS tocou no seu caixão disse: “Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.” (Lucas 7:14) JESUS acabou com o sofrimento daquela senhora, Ele a consolou exterminando com a origem de seu sofrimento. Mesma coisa fez com o leproso, com o paralítico, com a filha de Jairo, com as irmãs Marta e Maria, quando seu irmão Lázaro havia morrido e resulcitado por JESUS. JESUS CRISTO era o Consolador deles, o ESPÍRITO SANTO é o outro Consolador enviado para nos. Para que? Para fazer as mesmas obras de JESUS.

Amado, não se engane, se você não tem o outro Consolador, não espere muita coisa de DEUS não. Vez em quando pode ocorrer de DEUS ti abençoar, pois o SENHOR é misericordioso. "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim." (Lamentações 3:22)                                                                                                  

Mas, quando temos o outro Consolador em nossas vidas, as manifestações das maravilhas de DEUS é realizada a toda hora e em todo o momento. Onde estivermos, também estará o poder de DEUS para operar milagres. O diabo vem com suas investidas malignas para nos tocar, na mesma hora, crendo na Palavra de DEUS, o expulsamos: “diabo, pega tudo o que é teu e bata em retirada em nome do SENHOR JESUS” O poder de DEUS, nesse momento, agira em nosso favor. Tendo o outro Consolador, nos tornaremos uma pessoa forte e invencível contra as investidas do diabo. 

Outro razão para que tenhamos o ESPÍRITO SANTO. Por que o ESPÍRITO SANTO é o nosso educador da palavra de DEUS. No livro de João diz: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26)

O ESPÍRITO SANTO tem duas missões, uma delas é nos ensinar tudo o que esta escrito na Bíblia Sagrada. No momento em que lemos ou ouvimos a palavra de DEUS e não entendemos, pedimos ajuda ao ESPÍRITO SANTO. Mas dia ou menos dia, o ESPÍRITO SANTO esclarecera e tirará toda a nossa dúvida. 

É pregado em algumas Igrejas que somente no seminário se aprende sobre a Bíblia Sagrada. Lamentavelmente, existem alguns seminários que até desaprende o cristão sobre a Palavra de DEUS. Mas, quando temos o ESPÍRITO SANTO, podemos até ser formados em uma grande universidade ou simplesmente um analfabeto, o ESPÍRITO SANTO age em nosso favor nos ensinando, e, quando isso ocorrer, saberemos que aquele entendimento que obtivemos é a verdade. 

Outra missão do ESPÍRITO SANTO é nos fazer lembrar de tudo o que foi dito ou lido pela palavra de DEUS. Às vezes, quando o diabo tenta nos atingir com seus dardos inflamados em forma de tentação ou qualquer outro mal e ficamos sem saber como agir. Nesse momento, o ESPÍRITO SANTO nos faz vir a memória a palavra de DEUS, nos orientando. Na mesma hora, amarramos todo o mal e o expulsamos de nossas vidas: “Não tenho que aceitar essa obra do inimigo. Diabo você esta amarrado, você esta proibido, segundo a palavra do meu DEUS, de tocar em mim. Não lhe dou esse direito, em nome de JESUS amarro sua ação e determino que saia da minha vida em nome de JESUS.” Quando uma pessoa age dessa maneira, no mesmo instante o poder de DEUS entra e ação e opera o milagre. 

Mas, quem pode receber o ESPÍRITO SANTO? A pessoa que não nasceu de novo, não pode receber-LO. O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14:17) Amado, se a pessoa não nasceu de novo, ela pode esquecer que nunca receberá o batismo do ESPÍRITO SANTO.

Primeiro a pessoa aceita o SENHOR JESUS como seu Único e Suficiente Salvador, nascendo de novo, depois passa pelas águas onde será circuncidado o seu espírito, despojando o corpo da carne e do pecado, sepultando o velho homem para andar em novidade de vida, depois ela precisa receber o batismo do ESPÍRITO SANTO. O batismo do ESPIRITO SANTO somente pode ocorrer depois que ela nasce de novo. Pode ocorrer, em alguns casos, antes do batismo das águas, mas, como ocorreu na casa de Cornélio no livro de Atos capítulo 10, a pessoa devera ser logo batizada nas águas.

Existem pessoas que dizem que foram batizadas no ESPÍRITO SANTO antes de serem salvas, a palavra de DEUS afirma o contrário: O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber.” (João 14:17) Cornélio era um homem justo diante de DEUS, ele mandou chamar Pedro, pois o anjo do SENHOR o orientou que fizesse dessa maneira. Quando Pedro pregou a palavra de DEUS a Cornélio ele creu na Palavra e O aceitou em seu coração, logo, foi batizado no ESPÍRITO SANTO.

"E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos." (Atos 2:17) Existem pessoas que se baseam nesse versículo para afirmar que DEUS derramara do Seu Espírito sobre todas as pessoas, achando que carne são todas os cidadãos desse mundo. Carne, biblicamente falando, são os que aceitam a JESUS como seu Salvador. Antes dessa decisão, seu coração ainda é de pedra, mas, com o novo nascimento seu coração passa a ser de carne. "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne." (Atos 2:17) Ou seja, DEUS derramara do Seu Espírito sobre toda as pessoas que nasceram de novo. 

Como receber o batismo do ESPÍRITO SANTO? Recebem o ESPÍRITO SANTO quem pede. E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:9-13) Então, não basta ser de DEUS para receber e ser cheio do ESPIRITO SANTO, tem que pedir, mas, pedir biblicamente.

Então, como recebemos o batismo do ESPÍRITO SANTO? Recebemos como todas as bênçãos escritas na Bíblia Sagrada, ou seja, “crendo”. JESUS disse: “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.” (Marcos 11:24)                                                               
Amado, preste bastante atenção. O SENHOR JESUS esta afirmando que tudo que pedirmos “orando”, pois, nem sempre estamos verdadeiramente orando. Às vezes estamos praticando algo que julgamos ser uma oração. A oração que o nosso DEUS reconhece é o momento de comunhão com Ele. A pessoa começa louvando e adorando a DEUS, derrepente, ela sente que já esta na presença do SENHOR. Nesse momento o SENHOR nos responde, não de maneira audível, mas, tendo a sensação que DEUS esta dirigindo essa oração. Nesse exato instante é que podemos pedir, determinar, ou seja, tomar posse da nossa benção. Pedir biblicamente é tomar posse, por que o ESPÍRITO SANTO já nos foi dado, Ele esta nesse momento ao seu lado aguardando a sua decisão. 

Esses são os princípios básicos para recebermos de DEUS todas as bênçãos. Mas se as pessoas não aprendem esses princípios, não terão nada de DEUS. É necessário aprender e se estabelecer na palavra de DEUS para ser vitorioso. Quando aprendemos na palavra de DEUS, que uma benção é nossa, tomamos posse, crendo, receberemos todas as bênçãos de DEUS.

Também se recebe o ESPÍRITO SANTO de maneira bíblica. Mas o que vem a ser de maneira bíblica? E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos. Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.” (Atos 19:1,2) Esses discípulos haviam aceitado ao SENHOR JESUS. O apostolo Paulo conversando com eles sentiu que lhes faltavam algo, o homem de DEUS percebe. Por exemplo, quando uma pessoa tem um espírito de prostituição, você percebe ao conversar com ela. Geralmente nas suas conversas usa palavras relacionadas ao assunto, fala palavras obscenas. Quando, for do sexo oposto, ela ou ele se insinua, você senti que essa pessoa tem um espírito que a conduz também para a prática da prostituição. Outro exemplo, quando uma pessoa tem o espírito da avareza, nas suas conversas só fala de dinheiro, de possuir alguma coisa, suas conversas só gira em torno de ter e de possuir.

A pessoa que tem o ESPÍRITO SANTO é diferente. Quando você conversa com ela, senti a pureza nas suas palavras, a docilidade no agir, nas suas conversas sempre prefere falar das coisas de DEUS, sempre se interessa em agradar mais a DEUS do que ao homem. Ela prospera? Claro que prospera, às vezes muito mais que o avarento.

O apostolo Paulo quando conversava com os discípulos, sentiu que eles estavam muito secos, espiritualmente falando. Então pergunta a eles: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?” (Atos 19:1,2) Eles respondem a Paulo: “Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.” (Atos 19:1,2) 

Ainda hoje existem pessoas que também afirmam que nunca ouviram falar desse batismo bíblico, outros dizem que são de JESUS, mas, que esse batismo é somente para crentes pentecostais e não para eles. Não sabem que o batismo do ESPIRITO SANTO é para a “Igreja de CRISTO”. 

O apostolo Paulo volta a perguntar aos discípulos: “Em que sois batizados então?” (Atos 19:3) Eles respondem a Paulo: No batismo de João.” (Atos 19:3) Paulo diz: “Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” (Atos 19:4-6)

Amado, entenda o seguinte. O apostolo Paulo perguntou a eles em qual batismo foram batizados, eles responderam que foi no batismo nas águas por João Batista, Paulo então os batiza no batismo de JESUS CRISTO quando é circuncidado o espírito, despojado o corpo da carne e do pecado, sepultando o velho homem para andar em novidade de vida e para a remissão de todos os pecados. Paulo então impõe as mãos sobre eles e todos “falam em línguas e profetizam”. “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” (Atos 19:4-6)

Existem certos pastores que desprezam o que a palavra de DEUS afirma. Dizem que não é necessário falar em línguas ao ser batizado, basta que somente tenhamos uma alegria, isso não é verdade. Você pode buscar na Bíblia Sagrada, verificar todos os batismos no ESPÍRITO SANTO, e verá que os batizados no ESPÍRITO SANTO quando não falam em outras línguas (línguas dos anjos), ha alguma manifestação do ESPÍRITO SANTO.

Meu querido amado, não temos que ficar prestando atenção no que os homens vem ensinado, temos que ficar somente com a Palavra de DEUS. São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida. Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.” (Provérbios 8:8,9)

O que nos tornamos após o batismo do ESPÍRITO SANTO? Somos de fato filhos de DEUS, ou seja, pertencemos verdadeiramente ao SENHOR. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9) Quando aceitamos ao SENHOR, passamos a ser verdadeiramente de DEUS de direito, mas, enquanto não obtivermos o batismo no ESPÍRITO SANTO, ainda não seremos de fato. 

Supúnhamos que um casal de noivos venha para uma Igreja no interesse de se casar, procuram o pastor dessa Igreja e combinam com ele o dia e a hora da cerimônia. No momento da cerimônia do casamento o pastor pergunta aos noivos se ambos recebem um ao outro como marido e mulher, os dois respondem sim, o pastor então assim os declaram marido e mulher, de direito. Mas, por compromissos de trabalho, eles adiam a lua de mel, ambos pegam aviões diferentes seguindo para suas residências atuais. No retorno para a casa o marido sofre um acidente e morre. A esposa, tomando conhecimento do acidente, imediatamente pega um avião e vai para a cidade onde o corpo do marido esta. Se valendo do seu direito de esposa, vai ao IML para liberação do corpo do seu esposo para o sepultamento. Ela é verdadeiramente esposa do falecido? Claro que sim, de direito, mas não de fato. Por quê? Por que entre eles não houve a intimidade de um casal, não houve aquela convivência que o casal tem que ter, para ser considerado marido e mulher.

Amado, tem muita gente que estão se enganando. A Palavra de DEUS afirma: “Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9) Então se não é de CRISTO outro pode investir e dominar, por isso muitos reclamam: “Não entendo, sou de JESUS, mas por que essas coisas acontecem comigo?” Porque ela é de JESUS de direito, mas não de fato. 

O que acontece quando a pessoa recebe o batismo do ESPIRITO SANTO? Somos revestidos de poder. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8) Quando recebemos o batismo do ESPÍRITO SANTO, somos revestidos com o poder de DEUS. Esse poder é nos transmitido ao nosso espírito, nesse momento, nos tornamos testemunhas (autoridades de DEUS) somos então empossados.

Suponhamos, que um rapaz faz prova para ser juiz de direito e é aprovado. Ele já pode prender ou soltar algum preso? Claro que não, ele tem que ser empossado em uma vara ou uma comarca. Mas quando que ele for empossado, ele será revestido na autoridade de juiz. Agora sim, quem decide é ele. A pessoa quando aceita o SENHOR JESUS como seu Salvador, é filho de DEUS? De direito sim, mas, ele ainda não esta empossado. Mas, quando essa mesma pessoa receber o batismo do ESPÍRITO SANTO, não numa vara ou uma comarca, mas sim, em qualquer lugar em que ela representar o SENHOR JESUS, ali estará o poder de DEUS. Nosso campo é o mundo, onde estivermos, estará o poder de DEUS para honrar a nossa palavra. 

O que mais somos quando recebemos o ESPIRITO SANTO? Somos autorizados a realizar as obras de DEUS. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.” (Marcos 16:15-20)

JESUS ao afirmar esses sinais coloca uma condição. É bom que observemos atentamente essa condição. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.(Atos 1:4)

Entenda bem. Somos autorizados pelo SENHOR JESUS a pregar o Seu evangelho em todo lugar, mas, com uma condição, que fiquemos em “Jerusalem” até que do alto sejamos revestidos de poder. Então, quem não tem o ESPÍRITO SANTO, pode até estar fazendo a obra de DEUS com algum sucesso, mas, quando for revestido com o poder de DEUS, o sucesso será infinitamente maior. Essa pessoa será revestida com a autoridade dada pelo próprio DEUS. Ela pregara o evangelho de DEUS e ganhará os perdidos não por sua eloqüência ou capacidade humana, mas sim pela virtude de DEUS que convencerá aquele pecador. Ela dará ordem ao diabo para que ele saia de uma pessoa e ele terá que obedecer, por quê? Por que sobre ela esta a autoridade colocada por DEUS. Ela orara por um enfermo e o enfermo será curado. O batismo do ESPIRITO SANTO é o revestimento de poder que autoriza qualquer pessoa a realizar as mesmas obras quem JESUS fez aqui na terra.

Quem realiza o batismo do ESPÍRITO SANTO? O batismo do ESPÍRITO SANTO não é realizado pelo pastor de uma Igreja, é o próprio SENHOR que o faz. Após a pessoa obter esse entendimento, estando ela em comunhão com DEUS, peça ao SENHOR que venha batizá-lo. O que vier a sua boca fale, não importa a língua que for, apenas fale. Às vezes ela vem em silabas, ou, às vezes vem em linguagem perfeita (linguagem dos anjos). Amado, não tem prazer maior que esse, receber o selo da promessa de DEUS. Que essa promessa venha se cumprir em sua vida é minha oração. Amem.  

Leia a Bíblia.


2 comentários:

  1. Amado, não tem prazer maior que esse, receber o selo da promessa de DEUS. Que essa promessa venha se cumprir em sua vida é minha oração. Amem.

    Leia a Bíblia.

    ResponderExcluir
  2. O batismo do ESPIRITO SANTO é o revestimento de poder que autoriza qualquer pessoa a realizar as mesmas obras quem JESUS fez aqui na terra.




    ... Quem realiza o batismo do ESPÍRITO SANTO? O batismo do ESPÍRITO SANTO não é realizado pelo pastor de uma Igreja, é o próprio SENHOR que o faz. Após a pessoa obter esse entendimento, estando ela em comunhão com DEUS, peça ao SENHOR que venha batizá-lo. O que vier a sua boca fale, não importa a língua que for, apenas fale. Às vezes ela vem em silabas, ou, às vezes vem em linguagem perfeita (linguagem dos anjos). Amado, não tem prazer maior que esse, receber o selo da promessa de DEUS. Que essa promessa venha se cumprir em sua vida é minha oração. Amem. ...

    Leia a Bíblia.

    ResponderExcluir