Select Language

Por que o homem precisa nascer de novo?



“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Por que o homem precisa nascer de novo? Por que o homem já nasce em delito e pecado por causa do pecado de Adão. No livro de Romanos esta escrito: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12) No livro de Efésios também esta escrito: E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.” (Efésios 2:1)      

Entenda o seguinte. Quando um homem ou uma mulher nasce nesse mundo, já nasce afastado de DEUS e morto em ofensas e pecados. O ambiente a qual ele nasce já esta contaminado e prostituido pelo pecado que Adão cometeu. Nascendo nesse ambiente, ele já esta completamente afastado de DEUS. Sem o novo nascimento, ele ainda é filho do diabo.

No livro de João capitulo 8 versículo 44, o próprio JESUS falava com os judeus que se gabavam e se achavam os melhores, e se consideravam um povo legitimo de DEUS. JESUS CRISTO os adverte, lembrando que eles eram povo de DEUS por causa da aliança de DEUS com Abraão, mas, que individualmente eles ainda eram filhos do diabo. “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44)

Então, por que precisamos nascer de novo? Precisamos nascer de novo, para nos desligarmos do diabo. Filho significa estar ligado ao pai, ele obedece e serve ao seu pai. Enquanto o homem e a mulher não nascer de novo, o diabo terá autoridade sobre ele, mesmo sem o seu consentimento. Mas, quando ocorrer o novo nascimento passara a ser considerado filho ou filha de DEUS.

Por que precisamos do novo nascimento? Porque sem o novo nascimento, nunca nos tornaremos filho ou filha de DEUS e nunca entraremos no reino dos céus. 

Havia um homem, entre as autoridades do povo judeu, que se chamava Nicodemos. Nicodemos foi conversar com JESUS. Ele havia observado o Seu ministério, ouviu JESUS ensinar, curar enfermos e se convenceu de que verdadeiramente JESUS CRISTO era com o SENHOR DEUS. Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” (João 3:2) JESUS imediatamente corta a conversa e diz:  “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3) Isso veio como uma bomba para Nicodemos. Como alguém pode nascer de novo? Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:4,5)                                        

Amado, o novo nascimento é a recriação do Espírito humano. Sem o novo nascimento, ninguém conseguira entrar no universo das bênçãos de DEUS. Pode até tentar, fazer sacrifícios, penitencias, reza, suplicas, mas, nunca vera DEUS operar em sua vida. Para que isso ocorra, ela precisa nascer de novo!

O que é o novo nascimento? O novo nascimento é a recriação do espírito humano. Entenda o seguinte: Nos, somos um espírito, criado a semelhança de DEUS, possuímos alma, mente e intelecto e habitamos em um corpo. Um dia, quando esse corpo, por sua própria natureza humana ser limitado, não suportar mais, o nosso espírito estará nas mãos de DEUS. Se tivermos nascido de DEUS entraremos no paraíso, mas, do contrario, quem não nascer de novo, estará no lago que arde com fogo e enxofre. No livro de Efésios capitulo 2 versículo 10 esta escrito: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)     

Todos nos nascemos de nossos pais, trazemos em nos suas semelhanças, mas, o nosso espírito, trazemos a semelhança de DEUS, pois somos feitura de DEUS e criado em CRISTO JESUS. Com o novo nascimento, seremos refeitos, o SENHOR não pegara o espírito humano e o melhorara, ou curara, ou transformara, o SENHOR DEUS refazerá esse espírito. Passaremos então, a ser nova criatura em CRISTO. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17) Ele o ela, passara a ser uma nova criatura, não mais um objeto nas mãos do diabo como no passado. Com o novo nascimento, o diabo nunca mais terá autoridade sobre essa pessoa.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” (João 1:12) Quando uma pessoa recebe JESUS como seu Senhor e Salvador, ela recebe o poder de si tornar filho ou filha de DEUS.

Presta bastante atenção nessa palavra, pois existem pessoas que acham que, quando recebe a JESUS em sua vida, já é filho ou filha de DEUS. De direito é, mas, não de fato. A pessoa quando recebe a JESUS, ela recebe o poder para si tornar filho ou filha de DEUS. Mas, será de fato, quando absorver e assumir seus direitos dentro da Sua Palavra. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6) "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4) “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (1 João 5:18)

Conforme foi explicado anteriormente. Nosso corpo veio do nosso pai e da nossa mãe, mas, quando a pessoa aceita a JESUS como seu Senhor e Salvador, seu espírito é recriado nascendo de DEUS. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca.” (1 João 5:18) Pecar biblicamente falando, é naufragar na fé. "Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé." (1 Timóteo 1:19) Adulterar, roubar, desejar o mal a alguém é pecar? Claro que é! Ela estará naufragando na fé. Aceitar uma enfermidade é pecar? Também é! Ela estará naufragando na fé. Na Bíblia Sagrada esta escrito: "Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4:27) 

“Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (1 João 5:18) O que de DEUS foi gerado em nós? O espírito. O corpo humano veio do pai e da mãe, mas, o espírito foi gerado de DEUS. Esse espírito conserva-se a si mesmo. O que significa isso? Quando vem o mal, ele ou ela, nascido de novo, passa a ter domínio próprio, não permitindo mais a investida do diabo sobre sua vida, tendo total autoridade sobre o diabo, o amarrando, o repreendendo e o expulsando em nome do SENHOR JESUS. Valendo-se dessa autoridade em CRISTO e firmando-se na palavra de DEUS, o diabo terá que ir embora. Por quê? Porque o nascido em CRISTO gerado por DEUS estará conservando-se em si mesmo, portanto o diabo não pode tocá-la. 

Toda vez que o diabo se levantar e se lançar contra você, e você tomar essa decisão e proibi-lo de tocar em sua vida, vera que era exatamente o que faltava para você ser uma pessoa vitoriosa. Amado, o novo nascimento é muito importante, temos que aprender essa importância para obtermos sucesso em tudo na vida, pois, após o novo nascimento, nos conservaremos de acordo com o entendimento da Palavra de DEUS que nos for revelada.

Qual a importância do novo nascimento? Com o novo nascimento somos considerados por DEUS como inculpáveis. Está escrito no livro de Romanos: Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8:1,2) Não há culpa alguma para nos que nascemos de novo e nenhuma condenação para quem esta em CRISTO JESUS. Hô glórias a DEUS. Também não haverá nenhuma barreira entre DEUS e nos. Por quê? Pois estamos em CRISTO e Ele em nos, nada pode nos separar. 

Mas, tem uma condição: “Que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1) As pessoas que estão em CRISTO, mas, anda segundo a carne (segundo o seu próprio entendimento ou de outros) e não segue o que a palavra de DEUS orienta, tem condenação sim. Mas, se o cristão não anda segunda a carne e anda somente segundo o que a Palavra de DEUS é revelada, não haverá nenhuma condenação. 

O novo nascimento também nos da o poder de vencermos o diabo. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1 João 5:4) Entenda o seguinte: Toda pessoa que nasce de DEUS, o SENHOR afirma que vencerá o mundo. Ou seja, quando Ele nos recria em JESUS, Ele nos equipa com as armas espirituais para combatermos qualquer batalha e qualquer ataque das trevas, obtendo assim, a nossa vitória.

Mas, qual é a vitória que vence o mundo? A nossa fé. Nascemos de novo, obtemos a fé, a iluminação e a certeza da vitória que ninguém pode tirar de nos. Essa fé e esse entendimento que Palavra que DEUS nos é revelada, é o suficiente para vencermos o mundo. Mas, infelizmente existem pessoas que fica pelos cantos chorando, sentindo-se rejeitada, derrotada e achando que DEUS não as ama mais. Pare com isso amado. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo.” (1 João 5:4) Ninguém é mais merecedor do que o outro. A Palavra de DEUS afirma: “Todo o que é nascido de Deus.” (1 João 5:4)

O novo nascimento é muito importante, pois nos tornamos filhos de DEUS. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9)    

O que em DEUS somos? “Mas vós sois a geração eleita.” (1 Pedro 2:9) Amado, fomos eleitos pelo próprio SENHOR e ninguém poderá tirar de nos a nossa salvação, pois o SENHOR nos deu essa fé. O SENHOR nos aceitou como filhos, portanto, somos a geração eleita por Ele e para sempre pertenceremos a DEUS.

Segunda benção que somos: “O sacerdócio real.” (1 Pedro 2:9) No passado o sacerdote levítico era o sacerdote de DEUS. Hoje o sacerdote de DEUS é qualquer pessoa que nasce de novo em JESUS. Hoje o perfume que agrada a DEUS, não é mais o incenso que os sacerdotes usavam no passado. Hoje o perfume suave que agrada ao SENHOR é a nossa obediência a Sua Palavra. São as palavras de adoração e de bênçãos ditas pela nossa boca, pela nossa fé e pelas nossas atitudes santas no dia a dia. 

Terceira benção que somos pelo novo nascimento: “A nação santa.” (1 Pedro 2:9) No meio desse povo perdido, que vivem sempre insatisfeitos com a vida, nesse afã de obter mais riqueza, mais poder e mais pecado. O SENHOR levantou uma nação santa, escolhida por Ele, que, brevemente DEUS pegara essa nação, haverá o arrebatamento e para sempre estaremos com o SENHOR morando eternamente lá na glória. Hô aleluias, hô glorias a DEUS, louvado e exaltado é o SENHOR. 

Quarta benção. “O povo adquirido.” (1 Pedro 2:9) Na cruz do calvário, fomos comprado pelo sangue de CRISTO e fomos adquirido. JESUS CRISTO quando morreu na cruz, morreu unicamente por nos. 

Mas, para que o SENHOR nos concedeu essas quatro bênçãos? “Para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9) Quando o SENHOR nos chamou das trevas para a luz, foi para anunciarmos as Suas virtudes. Não somente em palavras, mas com o nosso próprio testemunho de vida. Para não compramos mais a prazo, não contarmos mais piadas imorais, não participamos de desonestidade, não consentirmos em conviver em um ambiente de fofoca, não desejarmos o mal ao nosso semelhante e não contarmos mais mentiras. Pois, somos um povo particular, especial de DEUS. Vivemos nesse mundo corrompido, cheio de artimanhas, cheio de maldade, mas, nos guardamos. 

O que nos tornamos após o novo nascimento?“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:17) Quando aceitamos JESUS em nossa vida, passamos a ser herdeiro de DEUS. Mas, o que é ser herdeiro? Ser herdeiro é ser o sucessor. Por exemplo: Suponhamos que você seja filho de um grande empresário e ele vem a falecer. Por você ser o herdeiro, tudo aquilo que o seu pai possuía agora é seu. Você assumirá todos os bens como dono fosse. Mas, você não trabalhou para isso e não derramou suor para adquiri-los. Não precisa! Porque você é o herdeiro. Amado, toda a capacidade, todo o caráter e toda a personalidade de DEUS, foi dado pelo o SENHOR a nos. Somos herdeiros de DEUS e co-herdeiro em CRISTO JESUS, pertencemos à família de CRISTO.

Também somos autoridades espirituais. E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.” (Efésios 2:6) Entenda bem: Quando JESUS morreu por nos na cruz do calvário, Ele providenciou a nossa salvação. Quando uma pessoa aceita a salvação, ela é resulcitada juntamente com CRISTO. Pois antes, ela ainda estava morta espiritualmente pelo pecado de Adão, agora, ela esta assentada nos lugares celestiais em CRISTO JESUS.

O que significa estar assentado nos lugares celestiais? Significa que nos tornamos em CRISTO JESUS suas autoridades espirituais. Supúnhamos que um jovem advogado faça um curso para delegado da policia federal. Ele então é aprovado e nomeado em Brasília como delegado. Após essa nomeação, ele é designado para trabalhar na divisa do Brasil com a Colômbia. Nessa região, onde ele esta atuando como delegado, esta ocorrendo um grande tráfico de drogas. Esse rapaz, hoje delegado da policia federal, valendo-se da autoridade representativa do governo federal, enfrenta esses traficantes. Ao enfrentar tais traficantes, descobre que eles são numerosos. O que ele faz? Imediatamente liga para Brasília e pede que mandem reforços.    

Amado, nossa autoridade não esta em nos mesmo, ela esta onde fomos empossados e assentados. Mas, Onde? “Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.” (Efésios 2:6) A nossa autoridade esta assentada nos lugares celestiais, no trono de DEUS e em CRISTO JESUS. 

Então, se, no cumprimento do nosso dever, obedecendo à palavra de DEUS, o diabo vem e se levanta contra nos ou contra os nossos. Imediatamente fazemos um requerimento, não para Brasília, mas, para DEUS. Na mesma hora o SENHOR nos enviara o recurso necessário. Nos que estamos em CRISTO JESUS e Ele em nos, somos essa autoridade. "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." (Lucas 10:19) Hô glorias a DEUS. 

Quando aceitamos a JESUS como o nosso Senhor e Salvador, nos tornamos embaixadores de DEUS aqui nesse mundo. “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” (2 Coríntios 5:20) JESUS CRISTO detém todo o poder no céu e na terra. Por termos O aceitado em nossas vidas, nascendo de novo, nos tornamos seus embaixadores.                                                                                                  

Supúnhamos que o presidente dos Estados Unidos queira falar com alguma autoridade brasileira. Ele não ligara para o ministro da fazenda ou outro representante ministerial. Ele ligara para o seu representante nessa nação, que é o embaixador, que, de pronto, transmitira seu recado para uma autoridade do governo. O embaixador tem essa autoridade, para fazer acordo, decretar guerra, promover a paz entre os países. O embaixador é o representante legal e legitimo de uma nação em outro país.                                                             
      
Meu querido amado, é exatamente o que somos. Não será JESUS CRISTO que vai expulsar os demônios e curar os enfermos, seremos nos, como os seus embaixadores da Sua parte. JESUS disse: "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu." (Mateus 18:18) É muita coisa que somos em CRISTO JESUS. 

Quando, como e onde ocorre o novo nascimento? JESUS CRISTO havia ressuscitado e voltado aos céus. Falou aos seus discípulos para que ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestido com o poder. Eles então obedecem a JESUS. Quando JESUS subiu aos céus, havia um grupo de cerca de 500 pessoas assistindo sua subida, eles permaneceram ali por alguns dias, orando e si consagrando. Mas, com o passar dos dias, alguns desistiram.

No dia em que o ESPIRITO SANTO desceu a terra, restaram apenas 120 pessoas orando. Presentes estavam os discípulos de CRISTO, estava também sua mãe Maria e outras pessoas, enfim, no total havia 120 pessoas. De repente veio do céu um som. "E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados." (Atos 2:2) Não havia vento, mas existia um som veemente impetuoso que adentrou no cenáculo, onde aquelas pessoas estavam orando e encheu toda a casa. Imediatamente todo povo de Jerusalém vieram ver o que estava acontecendo. Por cima das cabeças dos discípulos e dos outros presentes naquele local, apareceram línguas como de fogo, que posou sobre cada um delas. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.” (Atos 2:3) No exato momento, eles começaram a falar em outras línguas, línguas da terra dos homens e línguas dos anjos.  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2:4)

Naqueles dias, havia em Jerusalém, a festa de pentecostes. Ali estavam, varias nações representadas por homens religiosos, judeus de nascimento e prosélitos (pessoas que se converteram ao judaísmo). Eles ficaram espantados, por que os apóstolos, homens rudes de pouca cultura, falavam em línguas como eles falavam em seu país de origem. “E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?” (Atos 2:6-8)

Havia também, outro grupo de pessoas que zombaram deles, dizendo que eles estavam bêbados. E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.” (Atos 2:13) O apostolo Pedro então, coloca-se de pé e da um grande discurso. Explica a todos presentes, que, o que estava acontecendo era o cumprimento da profecia de Joel. "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos." (Atos 2:17) 

Depois desse acontecimento, todos correram atônicos até Pedro e os apóstolos e lhes perguntaram: E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?” (Atos 2:37) O apostolo Pedro sintetiza o novo nascimento, explicando: Como, onde e quando ocorre o novo nascimento. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38) 

As três fases do novo nascimento:         

Primeiro: O arrependimento. A pessoa ouve a palavra de DEUS, crê na  Sua Palavra, aceita a JESUS em sua vida e se arrepende de todos os pecados que as praticava.
     
Segundo: O batismo nas águas. Depois que a pessoa nasce de novo, com o arrependimento dos pecados, ela devera passar pelo o batismo da águas. Ali haverá a circuncisão do coração, o despojamento do corpo da carne e o despojamento do corpo do pecado. Será sepultado o velho homem para andar em novidade de vida.

Terceiro: O batismo no Espírito Santo. Após o batismo das águas, o próprio SENHOR DEUS o batizará no ESPIRITO SANTO. Concluem-se então, todos os processos do novo nascimento. A pessoa de fato, pertencera à família de DEUS.

Se você ainda não tem CRISTO em sua vida, eu lhe convido a dar o primeiro passo, o passo do arrependimento e o reconhecimento de que JESUS, a partir de hoje, será o Senhor de todas as suas decisões e de sua vida. Receba-O em seu coração. Ore comigo: “SENHOR, perdoa-me todos os meus pecados e todas as minhas transgressões. Lava-me e purifica-me de todas as minhas iniquidades, pois as conheço muito bem. Mas, diante de ti SENHOR, arrepende-me de todos eles. Cria em mim um coração puro, reto e inabalável. Dei-me a alegria da Tua salvação. Eu ti convido a fazer morada eterna na minha vida, como meu Único e Suficiente Salvador. Essa oração que Lhe faço em nome do SENHOR JESUS, amem.” Amem.        

Leia a Bíblia.


Um comentário: