Select Language

O salário do pecado é a morte.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23)

Quando você entender algo na pregação ou leitura da Palavra de DEUS não deixe de lado, coloque toda a sua confiança na revelação que DEUS esta lhe dando e faça dela alvo de sua vida. O SENHOR não deixou faltar nenhuma revelação na Escritura Sagrada. Tudo o que é de DEUS esta de Genesis a Apocalipse, dentro desse limite, podemos basear todas as nossas atitudes e decisões. 

Ao povo de Israel foi dado por DEUS o território que vai desde o grande mar até o Rio Elfrates, esse era o limite deles e a terra que eles deveriam tomar posse. A nossa terra é a Escritura Sagrada, ela inicia-se de Genesis até o Apocalipse, sobre esse território é que devemos respeitar.                                     

Mas, quando vier outra inspiração fora da palavra de DEUS, como veio no coração do rei Davi, não devemos aceitar. Pois, essa inspiração diabólica foi à grande derrota diante de tantas vitórias que Davi teve em sua vida e que causou a ele e a sua família um enorme prejuízo.       

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.” (2 Samuel 11:1-5) O rei Davi comete o pecado do adultério, ele teve relação sexual com a Bate-Seba, esposa de Urias, e a engravida.                          
Quando Davi pergunta aos seus criados sobre a condição civil de Bate-Seba, nesse momento, Davi deveria por um ponto final nas suas mas intenções, pois, sendo ela casada, ele não deveria cobiçá-la. E, antes mesmo dessas ações desastrosas, o rei Davi deveria ter saído com seu exercito para a batalha a qual foi planejado, pois, eles necessitavam que o seu líder maior estivesse presente, mas, movido pela sua vaidade e presunção, prefere ficar em casa, contemplando suas vitórias e sua riqueza.

Cuidado líder de Igreja que deixa seu rebanho sozinho e cônjuge que não protege e não luta por sua família. Um dia prestarão contas a DEUS por cada um deles. "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (1 Timóteo 5:8)     

O rei Davi também deveria ter desviado seus olhares ao que estava a sua frente, uma formosa mulher nua se banhando. Quando a Bate-Seba, usada pelo o diabo, estava a se banhar no momento em que o rei Davi, ocioso, estava caminhado pelo terraço, desperta nele a atenção e o interesse. Com essa atitude, o rei da legalidade para que o diabo prossiga no seu plano de destruição, pois é de sua natureza. A Bíblia Sagrada nos alerta: "Um abismo chama outro abismo.” (Salmo 42:7)

Amado, tome muito cuidado com que você vê, cuidado com os laços que o diabo coloca na internet, na televisão. Se você, sendo casado ou casada, cuidado com aquela amizade com o sexo oposto, no trabalho, na escola ou em outro lugar. O diabo nunca brinca de ser diabo.  

Os passos para a consumação do pecado: 

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1:13-15)

Engodado: É ser atraído e seduzido.

Concupiscência: É o desejo intenso de bens e gozo materiais e sensuais. 

A pessoa é tentada pelo o seu próprio desejo, esse desejo gera na mente e no coração o pecado, sendo consumado, gera a morte espiritual. Então o que devemos fazer? "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)

Se o rei Davi, quando viu aquela mulher nua, tivesse desviado seus olhares, exatamente como fez José quando a mulher de Faraó o seduziu, não haveria na sua historia essa mancha triste. Pecado é algo inegociável e não pode fazer parte de uma vida cristã.  

Nada disso teria ocorrido com o rei Davi se ele tivesse resistido ao diabo. Era tempo em que os reis saem à guerra, ele deveria ter obedecido à vontade de DEUS, deveria ter ido junto com o seu exercito para a batalha, mas, movido por sua vaidade, prefere ficar em casa e manda Joabe em seu lugar. Deve ter almoçado, saindo em seguida para passear e descansar no terraço do seu palácio.        

Temos tantas coisas produtivas e saudáveis para fazer na vida, não é mesmo? Quando estamos ociosos, devemos ler a Bíblia, meditar na palavra de DEUS, aprender mais de DEUS e refazer os nossos planos. Que tal tirar uma hora ou duas e entrar na presença de DEUS, orando, lendo Suas Escrituras, pedir ajuda ao SENHOR para abrir nossos olhos espirituais para que sejamos bênçãos, infelizmente muitas pessoas não fazem isso. O rei Davi na sua preguiça demoníaca viu o que não deveria ver, cobiçou o que não deveria cobiçar e prosseguiu em fazer o mal diante de DEUS. Planejou matar Urias, esposo de sua amante, colocando ele na linha de frente de batalha para morrer.

Amado, você que é de DEUS, fuja de tudo quanto é erro, não permita que o diabo entre na sua vida. Se o seu coração se inclina para o mal, peça ajuda ao SENHOR, entre urgentemente na presença de DEUS, confesse e peça perdão dos seus pecados. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9)

Existem tantas pessoas que mente. Devemos recusar a mentira desde pequena até a grande. JESUS disse: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44) Quando uma pessoa fala uma mentira, ela esta aceitando e confirmando que o diabo é seu pai. 

Existem pessoas que gostam de ser aplaudidos, eles tem a natureza maligna da vaidade. "Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação perecerão." (Jeremias 51:18) Quando o SENHOR nos usar para a Sua obra, somente a DEUS devemos render glórias e louvores. "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." (Apocalipse 4:11)

Também existem pessoas que não tem o coração limpo, observam e desejam outra pessoa que não é o seu cônjuge. Uma hora o diabo vai fazer essa pessoa cair e o preço será alto demais. "Porque o salário do pecado é a morte." (Romanos 6:23)

O rei Davi fez tudo isso! O SENHOR teve que enviar o profeta Natan para alertá-lo e repreendê-lo: “E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.” (2 Samuel 12:1-4) Davi enfurecido diz: “Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.” (2 Samuel 12:5,6) O profeta Natan surpreende Davi: “Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul.” (2 Samuel 12:7) Por que o rei Davi tinha que se envolver com uma mulher casada?

Meu querido amado, se você ama a si próprio, nunca permita que o diabo entre na sua vida, pois o prejuízo será grande demais. Leia a seguir as conseqüências desses atos errados de Davi: “E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de (seus olhos)? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.” (2 Samuel 12:8:10) Depois, o rei Davi se arrependeu de tudo o que fez, mas, esta palavra se confirmou na sua vida, a espada não se apartou da sua casa.

Davi era o homem segundo o coração de DEUS, mas, permitiu que o diabo o tocasse. Amado, mesma coisa acontecera com qualquer pessoa, pois, DEUS não passa a mão na cabeça de ninguém, não poupou nem mesmo o homem que era segundo o Seu coração. A pessoa pode ser de DEUS, mas, vai observando aqui, cedendo ali. O SENHOR DEUS afirma: "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:16) Tem que ser santo (separado do pecado), nunca se inclinando ao pecado.

Existem pessoas que aproveita o momento que ninguém esta vendo e comete praticas que a palavra condena, olha o que não deve ver, pensa coisas obscenas, odeia, mesmo que em pensamento o seu próximo "Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (1 João 2:11) Devemos abrir os nossos olhos, fugir e se arrepender dessas praticas erradas, antes que seja tarde demais, pois, no grande dia (Juízo Final) o julgamento será sem misericórdia. 

Aconteceu o que depois a família de Davi? “E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a.” (2 Samuel 13:1) O rei Davi tinha varias esposas, pois naquele tempo era permitido. Aconteceu uma tragédia na família de Davi, seu casal de filhos comete incesto. “E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma.” (2 Samuel 13:2) Ammom filho de Davi apaixona-se pela sua própria irmã. Eis aqui, uma das conseqüências do pecado de Davi. No livro de Provérbios diz: "A maldição sem causa não virá." (Provérbios 26:2)

A virgindade de sua irmã Tamar seria um obstáculo para satisfazer os desejos de Amnom, pois, naquela época mulher que não fosse virgem antes do casamento, era uma desonra muito grande para uma família. Nesse momento, Amnom deveria ter evitado de dar continuidade a seu plano diabólico, porem, preferiu aconselhar-se com seu primo do que buscar a face de DEUS, prosseguindo no seu pecado.                                                                                                           

Quando uma pessoa esta as portas de cometer o pecado, dentro dela, o ESPIRITO SANTO da um alerta de perigo eminente, é o momento exato de ouvi-lo e dar um passo atrás, ouvir somente à voz do ESPIRITO SANTO e mais ninguém. "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios." (Salmos 1:1) 

“Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa.” (2 Samuel 12:10) Amado, devemos estar sempre bem longe do pecado, pois do contrario, podemos estar trazendo a espada para nossa casa, dando legalidade para que o diabo prossiga em destruir a nossa família. Pecado é algo que deve ser exposto diante de DEUS e não se deve esconder. Pecado tem que ser confessado e arrependido diante de DEUS, pois, do contrario sua semente poderá pagar daqui a vinte, cinqüenta ou mais anos o preço do pecado que esta sendo cometido por você hoje. 

Depois, o que aconteceu ainda mais a família de Davi? Depois de seu filho Amnom abusar sexualmente de sua própria filha, Absalão que era irmão dela por parte de mãe, por vingança, mata Amnom. Diante de todas essas consequências, valeu à pena pecar e adulterar com a esposa de Urias? A palavra de DEUS nos alerta que não devemos cobiçar o que é do próximo. "Não cobiçarás a mulher do teu próximo." (Deuteronômio 5:21)     

O homem casado pode encontrar a mulher mais linda do mundo, ele já tem a dele? Fica com a dele. Mesmo coisa a mulher que tem o seu, aquele homem que parece bem aos seus olhos, já é casado? Já era, chegou tarde, já tem dona, não faça como Davi, não de brecha para o diabo.                                 

A espada ainda permaneceu na casa do rei. Absalão depois tomou seu reino, foi só desgraça na vida de Davi, sua filha foi estuprada, seu filho foi assassinado, a coisa foi tão terrível simplesmente por um ato “cobiçar a mulher do próximo e prosseguir em fazer o mal”. 

Amado, sentiu que algo não é de DEUS, pula fora, confie no SENHOR DEUS de todo seu entendimento e de todo seu coração, deposite toda sua fé no SENHOR. Se a Palavra de DEUS diz: Não faça! Então não faça. "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mateus 5:37)

O SENHOR DEUS neste momento esta nos convidando para uma reflexão e uma revisão completa em nossas vidas, para olharmos para dentro de nos e verificarmos se estamos abrindo a porta e dando legalidade para que o diabo aja em nossas vidas. Lembre-se sempre, a porta larga do pecado leva a perdição eterna, já a porta estreita e apertadíssima nos leva a uma vida plena e segura com CRISTO JESUS.

Você tem sido tentado, a coisa tem sido difícil para você e não consegue resistir ao pecado? Toma uma decisão seria com DEUS ainda hoje, DEUS mudara sua vida para sempre. Eu ti convido a fazer diante de DEUS essa oração. Erga sua mão direita e ore comigo: “SENHOR DEUS, perdoe todos os meus pecados, apaga de mim todas as minhas iniqüidades, lava-me e purifica-me todas as minhas transgressões, pois as conheço muito bem, mas, diante de ti SENHOR, arrepende-me de todos eles. Cria em mim SENHOR, um coração puro, reto e inabalável. Devolva-me SENHOR a alegria da Tua salvação. Eu ti convido a voltar a fazer morada eterna em minha vida, como meu Único e Suficiente Salvador. Essa oração que faço em nome do SENHOR JESUS, amem.”Amem.

Leia a Bíblia.



5 comentários:

  1. Muito Bom obrigado pela esplicação eu preciso de um milagre muito grande pois passo tentação em meu namoro e ja cai varias vezes com mãos bobas ja orei faço de tudo mais chega na hora tem vezes que consigo resistir mais tem vezes que caio não estou fazendo sexo graças a Deus mais estou muito preocupado preciso de ajuda ''''Deus abençõe'

    ResponderExcluir
  2. ola..; eu em um sermao o padre disse .que prefere estar perto de um padre pedofilo do que perto de sua mae devido ele pode absorvelo de seu pacado... bem eu nao entendi porfavor eu alquem ai pode me mostrar na biblia a onde esta escrito que padres,pastores etc... ta exento de poniçao e quando um pecador com maos sujas pode dar o perdaom a alquem e esse alquem ser perdoado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ola! a paz do Sr. acho que partindo do principio d q. toda a autoridade é constituida por Deus, exemplo, um delegado de policia, é uma autoridade, mesmo ele sendo corrupto, ladrao, assassino, ele é um delegado de policia, desculpe foi só um exemplo pra ilustrar a resposta.

      Excluir
  3. Este versículo é sem dúvida a apresentação mais precisa do Evangelho em todas as Escrituras: nos leva a entender nossa natureza pecaminosa, enquanto recebemos a promessa de vida eterna em Cristo. Escrevi um artigo exatamente com esse tema, com o objetivo de ampliar ainda mais sobre esse tema. Quem quiser ler esse artigo está aqui https://conhecendoabiblia.com.br/salario-do-pecado-morte/ um grande abraço a todos e fiquem na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir